Animais fazem 75% dos pacientes melhorarem da depressão e ansiedade, diz pesquisa

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de junho de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os animais acionam neuroreceptores que liberam substâncias químicas que atuam no cérebro, proporcionando sensação de bem-estar

Uma pesquisa comprovou que a companhia dos pets é mais importante do que se imagina. Segundo dados da Human Animal Bond Research Institute (HABRI) os animais, de fato, ajudam as pessoas que lutam contra depressão e ansiedade.

A pesquisa foi feita com 2.000 pessoas com pets. Desse total,  74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com o animal de estimação, e 75% relatam melhora da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença de um pet.

O médico veterinário, especialista em clínicas de pequenos animais, Alex Gonçalves, explicou porque esses “remedinhos” tão fofos podem trazer mais bem-estar e melhoria da saúde mental para as pessoas.

Terapia assistida

“Os animais acionam neuroreceptores que liberam substâncias químicas que atuam diretamente no cérebro, retardando o declínio cognitivo, além de proporcionar sensação de bem-estar e relaxamento. Também melhoram o humor, devido a produção de hormônios nos humanos como a serotonina”, explicou o médico veterinário.

Outros estudos recentes mostram que a Terapia Assistida por Animais (TAA), como os cães, gatos, cavalos, peixes e tartarugas é usada em crianças com algum nível de deficiência, com autismo e também nas Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs).

“Não existe necessariamente uma espécie animal que vai estimular o cérebro, embora os mais prevalentes nas terapias sejam o cachorro, gato e o cavalo”, disse Dr. Alex.

Estes estímulos acontecem através do toque físico direto no corpo do animal, como explica o médico.

“Os profissionais de fisioterapia usam técnicas para impulsos neurossensoriais, motores e físicos. No caso dos cavalos, para pacientes com deficiência motora, o cavalgar ajuda na postura e no estímulo sensorial”, completou.

Efeitos positivos

Dr. Alex falou também da grande influência dos animais no tratamento psicológico.

“Incentiva a redução dos níveis de cortisol, hormônio que também ajuda o organismo a controlar o estresse, e, consequentemente, melhora os níveis de ansiedade, proporcionando sensação de acolhimento, afeto e atenção”.

De acordo com o portal Só Notícia Boa, tudo tem ligação com o amor mútuo entre tutores e bichinhos: “o cuidar do animal faz com que o paciente desenvolva rotinas e também interação com outros indivíduos, e essa socialização auxilia no processo de recuperação”.

“Em contato com os humanos, os animais estimulam a liberação de hormônios importantes para retardar processos de demência, além de gerar conforto físico, mental e social, uma vez que os tutores se sentem acolhidos dentro das suas restrições e isso os tornam mais felizes”, concluiu.


+ Animais