Ampliação do Canil Municipal de Franca está em fase de conclusão

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de outubro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A reforma possibilitará melhores condições, conforto e maior capacidade de receber animais, como cães, gatos e aqueles de grande porte

Canil Municipal de Franca está com obras de ampliação em fase final

 

O Canil/Gatil Municipal construído pela Prefeitura no City Petrópolis está com as obras de ampliação em fase de conclusão.

A reforma possibilitará melhores condições, conforto e maior capacidade de receber animais, como cães, gatos e aqueles de grande porte diariamente recolhidos na área urbana.

Os valores investidos, na ordem de R$ 550 mil, correspondem a recursos próprios da Prefeitura, somados com emendas impositivas da Câmara Municipal.

Foram construídas mais 16 baias de alvenaria, com portas individuais de acesso, bebedouros com ventilação natural e devidamente cobertos; 4 gatis, com a correta segurança e estrutura para felinos; duas áreas de alimentação para equinos e três espaços cobertos para animais de grande porte.

Com as ampliações, o Canil passará a contar com quase 40 baias para cães, área específica para os gatos e melhorias para o acolhimento de equinos, muares e bovinos recolhidos em vias públicas.

Localizado no bairro City Petrópolis, na rua José Gianesela, 415, o Canil está todo protegido com muro de 2,5 metros de altura e conta com vigilância armada 24 horas.

É também, um abrigo provisório para cães e gatos retirados de maus tratos e animais de rua e/ou comunitários, que foram atropelados, socorridos pelo VetMóvel e que são atendidos, mediante convênio com a Prefeitura, no Hospital Veterinário da Unifran.

Atualmente, o Canil Municipal conta com 32 cães e 5 gatos à espera de adoção, além de 37 animais (equinos e bovinos) de grande porte que em breve serão leiloados.

O Serviço de Recolha de Animais funciona 24 horas por dia e qualquer cidadão, observando animais de grande porte em vias públicas, praças e afins na área urbana, deve acionar a Guarda Civil Municipal, nos telefones 153 ou (16) 3724-1033, para o pronto recolhimento.

Adoções e castrações

As pessoas interessadas na adoção de cães e gatos podem fazer contato com o Canil, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, através do telefone (16) 3703-9389, que também é WhatsApp.

No local também podem ser feitos pedidos de castração de animais, serviço disponibilizado gratuitamente à população.

A castração deve ocorrer mediante prévio agendamento, em que o proprietário ou responsável do animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico.

Os números da Secretaria de Meio Ambiente apontam que no período de 2021 até o final de 2023, devam ser feitas mais de 9 mil castrações. O serviço foi retomado por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, no início da gestão.

Qualquer pessoa pode castrar gratuitamente seu animal. Basta levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses no Canil Municipal de Franca. Depois, o interessado receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento.

O objetivo é estimular a posse responsável e fazer o controle populacional, através do credenciamento de duas clínicas veterinárias da cidade.