Ainda brilhando no céu, cometa Leonard é fotografado em cidade da região

  • Robson Leite
  • Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O astro, também conhecido como “cometa de Natal”, foi descoberto em janeiro de 2021, quando estava entre Marte e Júpiter,

O astro foi registrado em Mococa com equipamentos especiais do astrofísico Ednilson Oliveira

Depois de ter sido fotografado em Campinas e Barretos, o Leonard, um dos últimos cometas descobertos, foi fotografado em Mococa (SP). O astro foi registrado pelo astrofísico Ednilson Oliveira. As imagens mostram uma pequena bola iluminada seguida de uma longa calda branca.

Identificado em janeiro de 2021, o cometa C/2021 A1 e ganhou o nome do seu descobridor, segundo notícia divulgada pelo portal G1 Ribeirão e Franca. Apesar de ter sido visto pela primeira vez no ano passado, ela está em órbita há milhares de anos.

Oliveira é graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente mora em São Paulo, mas fez várias fotos do cometa quando visitava a mãe em Mococa, no Natal. Para isso ele usou um equipamento adequado.

O registro feito pelo astrofísico é algo que só será visto novamente daqui a milhares de anos. “É um cometa novo que tem uma órbita hiperbólica de 80 mil anos. Só dá para ver uma vez”, explica.

Leonard

O astro, também conhecido como “cometa de Natal”, foi descoberto em janeiro de 2021, quando estava entre Marte e Júpiter, e cientistas da Nasa traçaram a órbita que ele está seguindo em direção ao Sol.

Batizado de C/2021 A1, o cometa foi descoberto por Gregory J. Leonard, que deu origem ao nome do astro, foi inicialmente visto “como uma mancha tênue”.

As observações e análises subsequentes mostraram aos cientistas que se tratava de um cometa com um longo período de órbita, de cerca de 80 mil anos — portanto, seu aparecimento próximo à Terra é um espetáculo excepcional.

O cometa começou a ficar mais visível em dezembro, no hemisfério Norte, mas na segunda quinzena do mês passou a ser visto na América do Sul.


+ Astronomia