Adolescente de Franca é alvo de operação policial por ataque hacker na Ucrânia

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de março de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Adolescente seria o líder do grupo e responsável por invasões aos sites do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), de universidades na Ucrânia e de órgãos governamentais na Indonésia

Adolescente de 15 anos foi detido em operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará – foto A CidadeOn

 

Um adolescente de 15 anos foi detido na manhã desta terça-feira (29), em Franca, durante o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de realizar ataques cibernéticos a sites governamentais e internacionais.

A operação ‘Traceable’, deflagrada pela Polícia Civil do Ceará, teve apoio das polícias em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Equipamentos eletrônicos dos suspeitos, como computador, notebook, HD e celulares, foram apreendidos.

Segundo a delegada Ana Padilha, do Departamento de Inteligência (DIP) do Ceará, o adolescente de Franca seria o líder do grupo e responsável por invasões aos sites do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), em novembro de 2021, de universidades na Ucrânia e de órgãos governamentais na Indonésia.

“O fundador do grupo é responsável pela invasão a sites de algumas universidades ucranianas, já depois do início desta guerra na Ucrânia. E ele também é o responsável pela invasão do site da Inteligência da Indonésia […] A princípio, o objetivo do grupo não é a arrecadação de dinheiro, eles fazem apenas por diversão”, diz a delegada.

Segundo a investigação, o grupo teria atacado sites ucranianos em atos pró-Rússia. O suspeito teria usado uma rede social para enaltecer a guerra e colaborar com ataques cibernéticos ao lado dos russos.

O menor detido em Franca prestou esclarecimentos e foi liberado em seguida.

*Informações G1


+ Cotidiano