A pandemia está tirando o seu sono? Saiba que há outros fatores e também tratamento

  • Marcia Souza
  • Publicado em 13 de junho de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A insônia também é um problema comum e pode acontecer por causa de uma série de fatores

A insônia também é um problema comum e pode acontecer por causa de uma série de fatores.

Atualmente, uma das causa para a perda do sono é a pandemia e seus efeitos. Mas não é o único motivo para as pessoas deixarem de dormir.

O conceito de insônia envolve a dificuldade em iniciar ou manter o sono e ainda o despertar precoce.

Quando se apresenta como algo persistente, isto é, ocorre por mais de três meses, é então apontado como um transtorno de insônia.

Por outro lado, quando o problema acontece em um período inferior a três meses, geralmente ele é associado a situações pontuais, como preocupações, provas, viagem, compromissos e assim por diante.

De qualquer forma, é importante ficar alerta para que não evolua para um estágio crônico.

O tratamento é colocar em prática algumas ações que tornam o sono mais tranquilo, como evitar usar telas antes de dormir e buscar reduzir o estresse no cotidiano.

Como visto, entender a importância do sono é indispensável para dormir bem. Afinal, quando você tem uma boa noite de sono, o dia seguinte flui melhor e é possível ser mais produtivo nas atividades diárias, como escola e trabalho.

Portanto, é relevante buscar meios de ter um sono de qualidade e que forneça a energia de que você necessita para o dia a dia.

O ideal, para que a questão seja mapeada e o tratamento certo indicado, que seja procurada ajuda especializada, com um médico do sono, neurologista ou psiquiatra. O uso de medicamentos, de forma indiscriminada, não é recomendável, independente do grau de insônia.


+ Comportamento