​Covid-19: casos aumentam e lotam centro de triagem no PS Álvaro Azzuz

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de julho de 2020 às 17:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Número de atendimentos no Pronto-Socorro ‘Álvaro Azzuz’ ultrapassa 400 pacientes que procuram assistência

O município de Franca, que entrou no quarto mês de isolamento social (ou quarentena), enfrenta um aumento preocupante nos casos de covid-19 nas últimas semanas, tendo chegado ao número de 20 mortos.

E, para piorar a situação, o Centro Especializado para pacientes instalado no Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz” tem registrado um número grande de pacientes a cada dia, o que prejudica e chega a atrasar o atendimento.

Em razão do número de pacientes, o local, que há um mês apresentava tranquilidade, começa a enfrentar filas e aglomerações de francanos preocupados com uma possível infecção pelo novo coronavírus.

Com isso, as reclamações crescem e a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que o local só seja procurado no caso dos sintomas da covid-19 forem mais fortes e persistentes. 

Se for apenas uma uma febre ou outros sintomas mais leves, o paciente é medicado e instruído para ficar isolado em casa.

O Coordenador de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Luís Vergara, garante que todos os pacientes estão sendo atendidos e submetidos ao exame rápido para a detecção do coronavírus.

Em caso de resultado positivo, o paciente é submetido ao exame conhecido por PCR (mais seguro) e passa a ser monitorado, assim como todo o núcleo familiar e de contato. Só diante desta situção ele é internado.

Vergara destaca que o aumento no números de casos verificado recentemente se deve ao maior número de testes que estão sendo feitos. Em Franca, mais de 800 pacientes testaram positivo para Covid-19, quase 40 nas últimas 24 horas.


+ Saúde