Campanha de vacinação contra sarampo segue em Franca até o final de agosto

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de julho de 2020 às 00:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Campanha é seletiva e visa imunizar pessoas entre 1 e 29 anos que ainda não foram vacinadas

Desde a última segunda-feira (20) a Prefeitura de Franca coloca à disposição da população, a campanha de vacinação contra o sarampo, que será ministrada até o final de agosto, nos mesmo locais e horários em que está sendo feito o atendimento para gripe Influenza.  

Na cidade, o índice vacinal contra a gripe não atingiu a meta estabelecida, especialmente envolvendo as crianças e os responsáveis estão sendo chamados a comparecerem levando as crianças entre 6 meses e 6 anos na Unidade Básica mais próxima de casa.

Essa campanha, que envolve a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tem caráter seletivo, pois visa atualizar a carteira de crianças e pessoas adultas que não ainda não imunizados. 

As doses, mediante a conferência prévia da carteira de vacinação, serão  aplicadas em pessoas com idade entre 1 e 29 anos que não tenham recebido as duas doses previstas no calendário nacional de imunização.

Os bebês com seis meses ou mais também devem ser vacinados, informa a Secretaria Estadual de Saúde, nas recomendações passadas aos municípios. 

Isso porque é a chamada ‘dose zero’, que não é contabilizada no calendário, mas é recomenda devido à circulação do vírus em todo o pais. 

Pessoas na faixa de 30 a 49 anos também poderão ser vacinadas, caso haja necessidade, sendo recomendado porém, que levem a carteira para uma avaliação prévia do profissional de saúde.


+ Saúde