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O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos
O TDAH, sigla para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, é um distúrbio neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade.
Esses sinais devem obrigatoriamente manifestar-se na infância, mas podem perdurar por toda a vida, se não forem devidamente reconhecidos e tratados.
O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos.
A dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam a síndrome podem prejudicar o aproveitamento escolar e até as relações sociais.
Os principais sintomas:
- Deixar de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades
- Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
- Não escutar quando lhe dirigem a palavra
- Não seguir instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho
- Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades
- Evitar, não gostar ou relutar em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (tarefas escolares, deveres de casa, preparo de relatórios etc.)
- Perder objetos necessários às tarefas ou atividades
- Ser facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos pode incluir pensamentos não relacionados)
- Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.
- Deixar de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades
- Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
- Não escutar quando lhe dirigem a palavra
- Não seguir instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho
- Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades
- Evitar, não gostar ou relutar em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (tarefas escolares, deveres de casa, preparo de relatórios etc.)
- Perder objetos necessários às tarefas ou atividades
- Ser facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos pode incluir pensamentos não relacionados)
- Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.
- Remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira
- Levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado (sala de aula, escritório, etc.)
- Correr ou subir nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude
- Ser incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente
- Não conseguir ou se sentir confortável em ficar parado por muito tempo, em restaurantes, reuniões, etc.
- Falar demais
- Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros
- Ter dificuldade de esperar a sua vez
- Interrompe ou se intrometer em conversas e atividades, tentar assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usar coisas dos outros sem pedir.
Além disso, a pessoa pode ter três diferentes graus de TDAH:
- Leve: Poucos sintomas estão presentes além daqueles necessários para fazer o diagnóstico, e os sintomas resultam em não mais do que pequenos prejuízos no funcionamento social, acadêmico ou profissional
- Moderado: Sintomas ou prejuízo funcional entre “leve” e “grave” estão presentes
- Grave: Muitos sintomas além daqueles necessários para fazer o diagnóstico estão presentes, ou vários sintomas particularmente graves estão presentes, ou os sintomas podem resultar em prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional.
Como é feito o diagnóstico:
Para efeito de diagnóstico, que é sempre clínico, os sintomas devem manifestar-se na infância, antes dos sete anos, pelo menos em dois ambientes diferentes (casa, escola, lazer, trabalhos), durante seis meses, no mínimo.
Devem também ser responsáveis por desajustes e alterações comportamentais que dificultam o relacionamento e a performance dos portadores nas mais diversas situações.
O tratamento precoce do TDAH é muito importante para que a vida daqueles que têm o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade. Por isso é imprescindível que os sintomas sejam logo identificados e tratados corretamente.
O tratamento de crianças e adolescentes com TDAH é multidisciplinar, ou seja, se baseia na intervenção com profissionais de várias áreas, como os da área médica, de saúde mental e pedagógica.
Avaliações com psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, otorrinolaringologista, oftalmologista, e outros, podem ser necessárias, conforme a demanda de cada caso.