Horário de Verão termina hoje; relógio deve ser atrasado em 1 hora

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de fevereiro de 2016 às 05:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O relógio deve ser atrasado em uma hora nos estados que adotam essa medida de redução

O Horário de Verão termina à zero deste domingo (21), e os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados que adotam essa medida de redução da demanda de energia elétrica do Governo Federal. 

De acordo com o engenheiro de planejamento energético Wilson Fernandes Lage, da Cemig, a redução da demanda máxima no sistema é o maior benefício do horário de verão, “porque alivia o carregamento nas linhas de transmissão, transformadores, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia, aumentando a confiabilidade e a segurança da operação do sistema elétrico, reduzindo o risco de ocorrência de apagões no Sistema Interligado Nacional (SIN)”, afirmou.

Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução de consumo proporcionada no país pelo Horário de Verão na edição passada foi incorporada ao armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país, agregando 0,4% ao armazenamento da região Sudeste/Centro-Oeste e 1,3% ao armazenamento da região Sul.

“Para os consumidores residenciais e comerciais, a economia é percebida na menor utilização da iluminação artificial. Eles poderiam ter um consumo de até 30 horas a mais por mês com a iluminação, sem o Horário de Verão”, explicou Wilson Lage.


+ Tempo