Último balanço era de 10 diagnósticos; 6 pacientes são da mesma empresa que realizou treinamentos em SP
A Secretaria Municipal de Franca confirmou nesta semana, quatro novos casos de sarampo na cidade. Desde o começo do ano, 14 moradores foram diagnosticados com a doença. Seis das pessoas infectadas adquiriram o sarampo em um treinamento de uma empresa realizado em São Paulo.
Até agora, Franca registrou 49 notificações da doença. O resultado de 31 exames ainda é aguardado pelas autoridades em saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde José Conrado Neto, a qualquer sintoma, é preciso procurar atendimento na rede. Mas a prevenção é mais indicado. Inclusive, a vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde da cidade e é gratuita. Quem quiser ser imunizado pode procurar qualquer uma das unidades, das 10h às 16h.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral foi destinada aos estados. O objetivo é garantir a aplicação em crianças com idade entre seis meses a 11 meses e 29 dias.
No último balanço divulgado pelo governo federal em 4 de setembro, 2.753 casos da doença haviam sido confirmados no país, no período de 9 de junho a 31 de agosto.
Sintomas e contágio
O sarampo é uma doença altamente transmissível. O contágio se dá pelo contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e até respira.
Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Podem aparecer manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.
Quem deve se vacinar
Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra. Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 meses, devem tomar uma dose da tetravalente.
Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação;
Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral;
Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado;
Profissionais de saúde devem tomar 2 doses da vacina tríplice viral independentemente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Locais de vacinação em Franca
UBS Distrital Aeroporto I
Rua Dr. Cyro Eduardo Rosa Faleiros, 600, prolongamento Jardim Aeroporto I
Telefones (16) 3701-8344 e (16) 3721-3426
UBS Aeroporto III
Rua Denizar Trevisani, s/n, Jardim Aeroporto III
Telefones (16) 3701-7177 e (16) 3702-0426
UBS Ângela Rosa
Rua Ângela Rosa Scarabucci, 691, Jardim Ângela Rosa