Temperaturas devem chegar a 29°C, mas instabilidade pode provocar pancadas ao longo do dia na cidade e na região
Depois de um sábado de calor e muitas nuvens, o tempo deve mudar neste domingo (13) em Franca e região. A previsão indica aumento da instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas, além de temperaturas um pouco mais baixas em relação aos últimos dias.
Em Franca, a previsão aponta mínima entre 17°C e 20°C e máxima próxima dos 29°C. Há divergência entre os serviços meteorológicos quanto à intensidade da chuva: enquanto o Climatempo indica sol entre muitas nuvens, sem previsão significativa de precipitação, outras plataformas apontam possibilidade de pancadas e trovoadas, principalmente ao longo do dia.
O Meteored, por exemplo, estima cerca de 70% de possibilidade de chuva para Franca, com acumulado próximo de 3,1 milímetros. A previsão também indica vento moderado vindo do sul, com temperaturas entre 17°C e 29°C.
Região
A instabilidade também deve atingir cidades próximas de Franca, embora a previsão varie de acordo com a localização. Em Patrocínio Paulista, por exemplo, há previsão de sol entre nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas, principalmente durante a tarde e à noite. As temperaturas podem variar entre 18°C e 30°C, conforme os modelos consultados.
A tendência é de um domingo com períodos de sol intercalados com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva localizada. Por isso, moradores que pretendem realizar atividades ao ar livre devem ficar atentos às atualizações ao longo do dia.
A mudança no tempo ocorre após um período de temperaturas elevadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), setembro apresenta tendência de chuvas acima da média histórica em grande parte do Sudeste, o que inclui o estado de São Paulo.
Para Franca, a previsão também aponta continuidade da instabilidade no início da próxima semana, com possibilidade de chuva na segunda e na terça-feira e temperaturas mais amenas.