Com inscrições abertas, formação promovida pelo CONDEPHAT no Museu José Chiachiri debate a valorização do patrimônio histórico e a gastronomia como identidade local
Curso visa ampliar o debate sobre a preservação histórica e as raízes da comunidade francana
A Secretaria de Esporte e Cultura de Franca, em conjunto com o CONDEPHAT, promove nos dias 27 e 28 de maio o curso gratuito “Identidade Cultural, Memória dos Sabores e Educação Patrimonial”.
A iniciativa, que integra a programação da Semana de Museus, visa ampliar o debate sobre a preservação histórica e as raízes da comunidade francana.
As aulas acontecem das 19h às 21h, no Museu Histórico Municipal José Chiachiri. Com apenas 25 vagas disponíveis, a formação oferece uma carga horária de quatro horas e reúne especialistas renomados para discutir como a memória coletiva e os saberes locais moldam a sociedade atual.
Especialistas e Inscrições
O corpo docente conta com o arquiteto e doutor em Gestão do Patrimônio, Marcelo Pini Prestes; o historiador e doutor em Ciência Econômica, Pedro Geraldo Saadi Tosi; e a presidente do CONDEPHAT, Marcella Murari, especialista em Gestão Cultural.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de um formulário online.
A proposta pedagógica vai além da teoria, abordando a importância da educação patrimonial como ferramenta de pertencimento.
O secretário de Esporte e Cultura, Roberto Jorge Saad, reforça que a parceria busca aproximar a população da história da cidade de forma acessível e dinâmica.
Gastronomia como Patrimônio
Um dos diferenciais do curso é a abordagem da “Memória dos Sabores”. Os participantes terão reflexões sobre o patrimônio imaterial, incluindo a degustação de alimentos que fazem parte da cronologia de Franca.
Segundo o idealizador Marcelo Pini Prestes, a culinária é um elo vital para fortalecer o vínculo das novas gerações com seus espaços de memória.
Para Marcella Murari, o curso propõe um olhar ampliado que envolve tradições e práticas fundamentais na construção da identidade local.
O Museu José Chiachiri, palco do encontro, está localizado na Rua Campos Salles, 2010, no Centro de Franca.