Expoagro 2026 abre nesta quinta, 14, com Nelore, Mangalarga e entrada gratuita

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 14 de maio de 2026 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

55ª edição da feira no Parque Fernando Costa reúne genética de elite, competições equestres e Feira do Produtor em uma celebração do agronegócio e lazer familiar

A 55ª Expoagro começa nesta quinta em Franca com exposição de animais, provas equestres, Feira do Produtor e atrações gratuitas

 

A partir desta quinta-feira (14), o Parque de Exposições “Fernando Costa” torna-se o palco da 55ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca).

Com entrada gratuita e visitação das 8h às 19h, o evento organizado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento promete movimentar o agronegócio regional até o dia 24 de maio com genética de excelência e grandes negócios.

A largada técnica ocorreu na última quarta-feira (13) com a pesagem do gado Nelore, primeira raça a participar dos julgamentos.

A previsão é que mais de 900 animais selecionados, vindos de diversas regiões do Brasil e de países como Argentina e Colômbia, passem pelo recinto sob rigorosos protocolos sanitários.

Lazer, Gastronomia e Inclusão

Além do foco pecuário, a Expoagro oferece atrações para toda a família. Nos finais de semana, o público poderá acompanhar provas de Team Penning, Três Tambores e Ranch Sorting.

O espaço conta ainda com praça de alimentação, áreas de piquenique e visitas educativas de escolas e da APAE, reforçando o caráter inclusivo do evento.

As tradicionais barracas de entidades locais garantem o cunho social da feira, enquanto palestras gratuitas — com inscrições pelo portal “Caminho para o Emprego” — oferecem capacitação aos visitantes. “Fortalecer o agronegócio e o comércio local é gerar renda e transformar desenvolvimento em oportunidade”, destaca a secretária Lucimara Prado.

Feira do Produtor e Expocães

Um dos destaques desta edição é a Feira do Produtor, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio, das 9h às 19h. Em parceria com o Sebrae, pequenos produtores locais comercializarão queijos, cafés, compotas e itens artesanais, incentivando a economia solidária e o empreendedorismo rural.

O encerramento da programação, no dia 24, será marcado pela tradicional Expocães, com apresentações de cães adestrados da Polícia Militar.

O público poderá colaborar com a causa animal doando ração, que será repassada às entidades protetoras de Franca.

Confira a programação:

14 a 16 – 8 horas
Julgamento do gado Nelore e cavalos Mangalarga Paulista – Pista Central

15 e 16 (sexta e sábado) – 10 horas
Prova Equestre Team Penning – Pista da Hípica

15, 16 e 17 (quinta a domingo) – 9 às 19 horas
Feira do Produtor, palestras, degustação e comercialização de produtos artesanais – parceria Sebrae e Shopping do Agricultor

21 a 23 – 8 horas
Julgamento dos cavalos Mangalarga Marchador

23 (sábado) – 10 horas
Prova Equestre Ranch Sorting

24 (domingo) – 10 horas
Prova Equestre Três Tambores – Pista Hípica
Expocães – Pista Central.


+ Agronegócios