Movimento de Segurança no Trânsito amplia convênios municipais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 02:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com parcerias concretizadas, campanha pela redução no número de vítimas fatais passa a abranger 103 cidades

O número de cidades envolvidas na campanha para a redução pela metade das vítimas em acidentes de trânsito no Estado até 2020 subiu dos iniciais 15 para 103 municípios paulistas. Os novos municípios participaram da cerimônia que também incluiu a assinatura de outros 13 convênios correspondentes a municípios que já iniciaram ações, com o emprego de R$ 21,1 milhões em recursos.

Além de apoio técnico, as parcerias com os municípios incluem a criação de projetos e distribuição de recursos financeiros, para promover melhorias viárias e ações de conscientização no trânsito.

Com a adesão de mais municípios, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito passa a atuar nas cidades que concentram 69% das ocorrências de vítimas fatais no trânsito e que agregam 78% da população do Estado.

Considerando o critério para a escolha dos municípios participantes, que é da proporcionalidade de acidentes em relação à quantidade da população, os 36 novos municípios que aderiram à parceria são responsáveis por 10% das ocorrências envolvendo vítimas fatais.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Programa do Governo do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020.

Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil, com o apoio de empresas – Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CNseg, ProSimulador e Raízen – e do Centro de Liderança Pública (CLP).


+ Segurança