Nova ocupação artística do SESI Franca retrata água como espaço de diversão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de outubro de 2017 às 06:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O coletivo Alto*Contraste discute em sua obra caráter democrático que esse elemento nos propõe

Buscando integrar a arte ao ambiente dos frequentadores da piscina, o SESI Franca recebe a ocupação Nadadores.

A obra trabalha a fluidez e a leveza para refletir sobre o caráter democrático e confortável que a água nos permite acessar.

A ideia é ressaltar o universo lúdico da água, ao evidenciar que uma característica vital desse elemento é propor um espaço onde somos todos iguais. Mesmo quando a roupa de banho não permitir tanta liberdade, o ambiente é tão acolhedor que nos deixa muito à vontade com nossos corpos.

A inspiração do projeto vem dos antigos cartões colecionáveis de uma edição especial para as olimpíadas e que, paradoxalmente, vinham em maços de cigarro da década de 1930. 

Com isso, o coletivo propõe uma construção gráfica com personagens em posição de nado para trazer à tona a estética leve da época, mas também, a lembrança da conexão que temos com a forma de viver de outros tempos, enquanto corpos humanos, que sempre têm encontrado na água um local de diversão e liberdade.

Os artistas 

Alto*Contraste, ou A*C, é a dupla Lee e Lou. Nascidos em São Paulo e envolvidos na cena underground que permeava a escola de arte onde se conheceram, em 1996, começaram a tomar as ruas de sua cidade, em meados dos anos 2000.

A inspiração da dupla traz referências em comum de várias fases da vida, que ficam mais claras à medida que se tornam objeto de trabalho, resultando em imagens que parecem saídas do Realismo Fantástico,

remetendo aos arquétipos da psicologia, investigando as relações humanas no que têm de pitoresco e paradoxalmente universal. Além das ruas, a arte do A*C já esteve em diversas mostras coletivas pelo mundo: Barcelona, Berlin, Buenos  Aires, Glasgow, Londres, Melbourne e Paris. 

Participaram também de importantes publicações de arte urbana pelo mundo e grandes festivais, com destaque para a primeira edição do Cans Festival (2008), em Londres, para onde o casal viajou a convite do artista Banksy.

Sobre o Projeto Ocupação Artística no SESI-SP

Nadadores faz parte do projeto Ocupação Artística no SESI-SP, no qual espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências artísticas produzidas em diversas técnicas e materiais. 

Criada em 2013, a iniciativa promove o contato do público com novas linguagens artísticas, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação.

Além disso, propicia o contato direto do espectador com o artista, que poderá acompanhar o processo de criação e construção da obra.

Serviço

Local: SESI Franca – Av. Santa Cruz, 2.870

 Projeto Ocupação Artística no SESI-SP – Nadadores

Abertura da exposição: a partir de 10 de outubro

Local da exposição: Muro da piscina

Classificação indicativa: Livre

Modalidade: Voltado a todos os públicos

Informações e agendamento para visitas educativas: (16) 3712-1600

Entrada gratuita


+ Cultura