Federal cumpre mandados de prisão contra quadrilha de tráfico na região

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de setembro de 2017 às 10:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de Catanduva e Ribeirão Preto, a investigação aponta que o grupo tinha braços em outras cidades

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 15, a Operação Talpa, de combate ao tráfico interestadual de drogas.

Cerca de 100 policiais federais cumprem 26 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Entre as cidades em que o grupo agia, está Ribeirão Preto.

O inquérito policial teve início em agosto de 2015, após a realização de diligências para apurar informações sobre a ocultação de drogas em propriedades rurais na cidade de Catanduva. 

Além deste município e Ribeirão Preto, a investigação aponta que o grupo tinha braços em Avanhandava, Goiânia/GO, Campo Grande/MS, Ponta Porã/MS, Coronel Sapucaia/MS, Amambaí/MS e Naviraí/MS. 

As drogas eram transportadas em automóveis de passeio e caminhões do Mato Grosso do Sul para a cidade de Catanduva, onde eram armazenadas e depois redistribuídas a outros investigados. Estima-se que a organização criminosa atuava há mais de cinco anos.

Durante os dois anos de investigação foram realizados trinta flagrantes, com a prisão de 68 pessoas, sendo apreendidas mais de 10 toneladas de drogas.

Talpa, nome dado à operação, é uma espécie de toupeira que também possui o hábito de viver enterrada em tocas, sendo uma alusão ao modo de trabalho utilizado pelos investigados para a ocultação de drogas.

Os presos serão encaminhados a prisões estaduais, onde ficarão à disposição da Justiça, respondendo pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e crime de associação criminosa, cujas penas variam de três a 15 anos de reclusão.

(Agência Brasil)


+ Segurança