Aplicativo gratuito promete ajudar os tutores a localizar cães e gatos perdidos

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 9 de maio de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com tecnologia de reconhecimento facial, o app usa inteligência artificial para identificar os pets pelo focinho e pontos da face

Perder o animal de estimação é um dos maiores pesadelos de quem se considera “pai de pet” e, por mais cuidadoso que seja o tutor, é algo que pode acontecer.

Os gatos que saem para dar uma volta, cachorros que não podem ver um portão aberto que já fogem por ele, são ocasiões em que os animais ficam sujeitos a diversos perigos pelo caminho.

Isso sem mencionar épocas em que o uso de fogos de artifício é comum e os animais ficam assustados e se perdem com maior facilidade.

Com o crescimento do número de animais nos lares brasileiros, a preocupação pela segurança dos pets também aumenta e a tecnologia proporciona diversas soluções para quem não quer perder os passos dos pets.

Carlos Fabbro, especialista em tecnologia, é tutor de uma Golden Retriever chamada Chanel, que é também a sua grande musa inspiradora para a criação do aplicativo de reconhecimento facial, além de toda uma empresa voltada para a criação de produtos de segurança para animais de estimação.

Para o site Canal do Pet, hospedado no IG, (canaldopet.ig.com.br), Carlos disse que foram anos de desenvolvimento para chegar ao aplicativo, que usa inteligência artificial para ligar os pontos da face do animal para identifica-lo.

“Para isso, nós utilizamos três redes neurais convolucionais, uma classe aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais, e que é a base para o reconhecimento facial dos pets em nosso sistema”, explica.

Quem quiser testar o aplicativo pode baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos de seu sistema operacional – Android e IOS.

Após a instalação basta seguir com o cadastro na plataforma com os dados do tutor e do pet, utilizando a câmera do celular para fazer o reconhecimento facial do pet, que ficará arquivado na plataforma.


+ Animais