Em Franca, merenda escolar contará com novos alimentos e dietas especiais

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de novembro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Merenda escolar em Franca terá novo cardápio e dietas especiais para alunos com restrições alimentares. Por dia, são servidas 75 mil refeições

Merenda escolar em Franca terá novo cardápio e dietas especiais para alunos com restrições alimentares

 

A Secretaria de Educação de Franca informou que a merenda escolar servida diariamente para os alunos matriculados nas escolas municipais, estaduais e creches conveniadas, recebeu novos alimentos, sem contar a implantação de cardápios com dietas especiais para o atendimento aos estudantes que possuem restrições alimentares.

Segundo informações da secretaria, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 unidades escolares.

Com o retorno das aulas presenciais nas escolas, os cardápios passaram a receber novos ingredientes, como patinho em tiras, isca de tilápia com molho Rosé (Bechamel e Vermelho), requeijão e pão caseiros, adequação do uso de margarina e a inclusão de leite saborizado para substituir o achocolatado.

Nas escolas que funcionam em período integral, as frutas também são destaque e a partir de agora, além das tradicionais banana e maçã, os estudantes também estão recebendo melancia, mamão, salada de frutas e milho in natura.

Os novos ingredientes vieram a enriquecer as opções já oferecidas, que contemplam também o arroz e feijão, macarrão, legumes, carnes bovina e de frango, sucos e frutas.

Para os alunos com dietas especiais ou restrições alimentares foram instituídos, desde setembro deste ano, alimentos e produtos para o atendimento às necessidades desses estudantes, como biscoitos sem glúten e sem lactose, biscoitos integrais, barra de frutas sem lactose e sem glúten, arroz integral e sem glúten, macarrão integral, extrato de tomate sem glúten e aveia em flocos.

Já para as creches conveniadas, cardápios padrão elaborados por faixa etária, atendem as crianças com idade entre 4 meses a 1 ano, 1 ano até 3 anos e o de 3 anos ou mais, lembrando que a creche tem autonomia para promover alterações, caso necessário.

Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que a definição dos cardápios nas unidades escolares é importante para que os alunos e responsáveis conheçam os alimentos que estão sendo servidos, diariamente.

Ela destacou também que a inclusão do peixe, a ampliação de alimentos naturais, como frutas e a redução de processados, como biscoitos, são importantes para proporcionar uma refeição balanceada, segura e nutricionalmente adequada para os estudantes, além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis pelas famílias.

“É importante conscientizar à todos que a educação alimenta a alma e transforma vidas e a merenda alimenta o ser”, disse ela.

A secretária destacou ainda que para 2.022, a previsão é de que o número de refeições diárias da merenda escolar atinja a 80 mil, tendo em vista a ampliação de escolas em tempo integral.

Kits de alimentos

Durante o período em que as escolas e creches estiveram fechadas, de março a setembro deste ano, em cumprimento às restrições sanitárias da Covid-19, a Secretaria de Educação entregou 63.409 kits de alimentos, compostos por arroz, feijão, óleo, macarrão, bebida láctea ou leite em pó, com o acréscimo de uma fruta, banana ou maçã, iogurte e ovos, beneficiando os alunos da rede municipal, promovendo e garantindo a segurança alimentar nutricional. Além disso, também foram oferecidas mais de 19 mil refeições tipo ‘marmitex’, para os alunos que estiveram em ensino remoto, no mês de agosto.


+ Educação