É nesta madrugada (19) eclipse lunar mais longo em 600 anos. Saiba onde olhar no céu

  • Nene Sanches
  • Publicado em 18 de novembro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na região de Franca e outras partes do Estado de São Paulo, o eclipse começará às 3h de sexta-feira, acabando pouco depois das 5h.

O mais longo eclipse lunar parcial dos últimos 600 anos poderá ser visto do Brasil na noite desta quinta-feira (18) até a madrugada de sexta-feira (19). De acordo com a NASA, o evento astronômico deve durar mais de três horas.

O eclipse lunar parcial poderá ser visto a olho nu no Brasil e várias partes do mundo. No Brasil, ele não poderá ser visto desde o início, porque a Lua estará muito abaixo no horizonte.

Na região de Franca e outras partes do Estado de São Paulo, o eclipse começará por volta das 3h de sexta-feira, acabando pouco depois das 5h.  Será possível apreciar duas horas do fenômeno no céu já na madrugada.

O eclipse lunar irá esconder cerca de 97% da Lua cheia. O satélite natural deve começar a ser tomado por uma sombra do planeta Terra próximo das 3h da madrugada, no horário de Brasília.

Como ver o eclipse lunar sem sair de casa

Caso o clima não colabore na região de Franca, serão realizadas transmissões online ao vivo do eclipse lunar. Uma delas pelo canal The Virtual Telescope Project. Para assistir clique aqui no dia do eclipse e acompanhe o evento.

O que é o Eclipse Lunar

Um eclipse da Lua acontece quando a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua e a Lua fica na sombra da Terra.

Para que um eclipse lunar total aconteça, todos os três devem estar em linha reta. Isso significa que a Lua passa pela parte mais escura da sombra da Terra. O próximo eclipse lunar total está previsto para ocorrer em maio do próximo ano.

Um eclipse lunar total é frequentemente chamado de lua de sangue porque a Lua se torna uma cor avermelhada brilhante.

Um eclipse lunar parcial ocorre quando parte da Lua viaja através da sombra ‘umbral’ completa da Terra. Apenas parte da superfície visível da Lua se move para a parte escura da sombra da Terra.


+ Astronomia