Bafômetros de Franca foram fiscalizados e estão calibrados, diz nota do Ipem de SP

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 8 de maio de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ensaios em laboratório constatam se o instrumento mantém a reprodução de valores de acordo com as tolerâncias pré-estabelecidas em regulamentos

O jeito é não beber, porque se for fiscalizado é bom saber que os bafômetros estão calibrados para o teor de álcool

Os etilômetros, popularmente conhecidos por bafômetros, utilizados pela fiscalização de trânsito são verificados pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), sejam eles recém-fabricados ou equipamentos em utilização.

No primeiro quadrimestre  deste ano, o Ipem-SP verificou 1.457 etilômetros para diversos instituições entre elas, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Estado de SP.

Os bafômetros utilizados em Franca estão dentre os quase 1500 inspecionados nesse período

Ensaios

A verificação metrológica em etilômetros constata, por meio de ensaios no laboratório do Ipem-SP, se o instrumento mantém a reprodução de valores de acordo com as tolerâncias pré-estabelecidas em regulamentos do Inmetro.

Os ensaios consistem em injetar nos etilômetros três diferentes concentrações de misturas gasosas de etanol em nitrogênio, além de injeção de ar sintético para verificação do ponto zero.

Anual

A verificação anual tem como finalidade aprovar o instrumento após os ensaios laboratoriais para poder ser utilizado em fiscalização de trânsito.

Em 2020, foram verificados 4.431 etilômetros, sendo 3.756 na verificação periódica e 675 na verificação inicial.

A Polícia Rodoviária Estadual, Federal, o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), entre outros órgãos que utilizam o etilômetro para fins de fiscalização, devem submeter seus equipamentos ao Ipem-SP.

Verificação

O objetivo é garantir que os aparelhos estejam medindo corretamente. O Laboratório de Etilômetros do Ipem-SP também realiza verificação de etilômetros para outros Estados da Federação.

É de responsabilidade do detentor do instrumento seu encaminhamento ao órgão metrológico para a execução da verificação, uma vez que o etilômetro somente deve ser utilizado com a verificação vigente.

Informação ao cidadão

Se você, cidadão, foi submetido ao teste, saiba que é seu direito saber se o aparelho está verificado pelo Ipem-SP ou por demais órgãos delegados do Inmetro.

Os etilômetros verificados recebem uma marca holográfica com o ano da validade. O mês e o dia de validade estão previstos em um certificado de verificação.

A certificação do etilômetro pode ser consultada no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados.

Acesse https://tinyurl.com/ukda5pn. Vale lembrar que é necessário ter os dados corretos do etilômetro.


+ Trânsito