Incluir chimarrão na dieta é garantir 7 benefícios ao corpo! Veja quais são aqui!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de abril de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chimarrão é uma bebida feita de erva-mate, muito popular no Sul e no Centro-Oeste do Brasil e tem alto poder antioxidante

chimarrão

Chimarrão é uma bebida feita com erva-mate, muito popular no Sul e Centro-Oeste do Brasil

 

O chimarrão é uma bebida muito popular, principalmente no Sul e no Centro-Oeste do Brasil, além de países vizinhos como Uruguai, Paraguai e Argentina.

A nutricionista Sthepanie Venturi aponta quais são os benefícios dele para nossa saúde. conheça todos e aproveite!

1. Ajuda a ter mais energia: o chimarrão é feito com erva mate, que é rica em cafeína, um estimulante natural que ajuda a diminuir o cansaço/fadiga, trazendo mais disposição e energia no dia a dia.

2. Tem função diurética: auxilia a não inchar/reter líquidos, pois elimina as toxinas no nosso organismo.

3. Fonte de vitaminas e minerais: é uma bebida rica em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Alguns exemplos são o fósforo, o ferro, o potássio, a vitamina A, a vitamina B1 e a vitamina C.

4. Pré-treino: consumir o chimarrão antes dos exercícios físicos é muito útil, devido a presença da cafeína na erva mate.

5. Rico em antioxidantes: ajuda a retardar o envelhecimento precoce das células (como envelhecimento da pele), devido aos compostos fenólicos presentes no chá.

6. Auxilia na digestão: após grandes refeições, como o almoço, o consumo de chimarrão pode auxiliar no processo da digestão. Pois, ele possui propriedades digestivas e estimulando a liberação da bile.

7. Pode ser um grande aliado no processo de emagrecimento: pela sua função diurética e por ser um estimulante natural.

Com ele, você consegue ter mais disposição e mais energia para treinar, ou seja, queima mais calorias e elimina o inchaço.

Dose diária ideal

No entanto, vale reforçar que tudo em excesso faz mal. A quantidade por dia é de cerca de 600 mL e não deve exceder 1 litro.

“O chimarrão tem efeito estimulante. Então, não aconselho para pessoas que sofrem de ansiedade, por acelerar ainda mais o metabolismo”.

“Assim como pessoas mais nervosas ou irritadas, que sofrem com insônia, apresentam hipertensão ou ainda que apresentam sensibilidade ou intolerância à cafeína”.

“Além disso, gestantes, lactantes e crianças também não devem fazer o consumo”, conclui.

*Informações SportLife


+ Nutrição