4ª edição do Alta Café terá barista para ensinar a aprimorar receitas da bebida

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 1 de março de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Feira terá espaço exclusivo para a cadeia produtiva do café com análise de bebida, cafeteria, torrefação e marcas de cafés especiais

Segunda bebida mais consumida do país, atrás apenas da água, o café está presente em quase 100% dos lares brasileiros. A paixão é tamanha, que o Brasil é o vice-líder entre os maiores mercados consumidores do mundo.

Para abordar ainda mais esse universo, a 4ª Alta Café – que acontece de 12 a 14 de março, no Clube de Campo da Franca – terá pela primeira vez um espaço exclusivo para promover e incentivar a cadeia produtiva de café.

O Espaço Café funcionará durante os três dias de evento e contará com uma programação de experiências gratuitas para os visitantes, além de reunir iniciantes, coffee lovers, baristas, produtores e outros profissionais do setor cafeeiro. O local terá ainda uma cafeteria e estandes com marcas de cafés especiais de diferentes regiões produtoras.

“O Espaço Café será uma das novidades da Alta Café 2024, que ocorrerá pela primeira vez em espaço paralelo à exposição de máquinas e insumos agrícolas. O intuito é o de celebrar e dar a oportunidade para que os amantes da bebida conheçam e aprendam ainda mais sobre esse universo”, diz o empresário Júlio Ferreira, sócio fundador da Doca Complexo Cafeeiro. A Doca e a Carmomaq são apoiadoras da iniciativa.

Análise sensorial

Um dos destaques do recinto será o recebimento de amostras de café para análise sensorial sem custo para o produtor. Ela ocorrerá nos dias 12 e 13, até às 11 horas e as vagas são limitadas.

“O produtor poderá levar uma amostra de café especial para fazer a análise sensorial do seu café sem custo, feita por especialistas, para determinar a qualidade dos lotes produzidos. Essa etapa é de extrema importância para definir a qualidade do lote, ajudando assim na hora da venda” destaca o presidente da feira, José Henrique Mendonça.

Haverá ainda rodadas de cupping feita pelo especialista Carlos Henrique para identificar a qualidade da bebida, torrefação e um workshop em que o público aprenderá métodos populares de preparo de café em casa com o uso de Prensa Francesa, Mellita e Cafeteira Moka Italiana.

Receitas com café

O workshop será ministrado pela Doca Cafés, sobre o comando de Júlio Ferreira e Guilherme Dias em dois horários (10h e 15h), no dia 14 e sem a necessidade de inscrição prévia.

“Nesse workshop o público irá aprender as boas práticas do dia a dia e algumas variáveis para melhorar suas receitas no preparo de cafés através dos métodos mais populares”, revela Ferreira.

Além do Espaço Café, a feira contará com a exposição de máquinas e implementos agrícolas voltados para a cafeicultura e outros dois workshops, um voltado para ESG e o outro destinado à “Mulheres no Agro”.


+ Agronegócios