1º Ciclo de Formação em Contação de Histórias começa neste mês em Franca

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 12 de maio de 2025 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Oficinas gratuitas, presenciais e on-line, integram projeto cultural com apoio da Secretaria de Cultura e da Lei Aldir Blanc

1º Ciclo de Formação em Contação de Histórias traz diversas atividades e oficinas gratuitas

 

Com incentivo da Secretaria de Esporte e Cultura de Franca, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, artistas da cidade promovem, a partir deste mês, o 1º Ciclo de Formação em Contação de Histórias.

A iniciativa é idealizada pela produtora e curadora Thayse Guedes, em parceria com a AVOA Produções Culturais, e oferece oficinas gratuitas com atividades presenciais e on-line.

A abertura do ciclo aconteceu neste domingo, 12 de maio, às 19h, com a oficina virtual “Diálogos Sobre Mediação de Leitura”, ministrada por Higina Marques.

O encontro abordará o papel social da leitura, estratégias de mediação voltadas ao público infantil, características dos mediadores e suas conexões com a arte de narrar histórias.

As inscrições já estão abertas para pessoas com 16 anos ou mais e podem ser feitas através do link https://linktr.ee/cia.avoa.

Oficinas presenciais e mais formações

Entre os dias 14 de maio e 2 de julho, acontece a oficina presencial “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto”, com Larissa Matos, sempre às quintas-feiras, às 19h, no Quintal ACT (Rua Gonçalves Dias, 1877 – Estação).

A proposta é compartilhar vivências sobre a arte de ouvir e contar histórias, unindo teoria, prática e elementos da cena para construção narrativa.

A formação terá carga horária de 16 horas, dividida em 8 encontros, e encerrará com uma mini mostra de contações feitas pelos próprios participantes.

Outra atividade confirmada no ciclo é a oficina on-line “Acessibilidade Cultural”, com Marina Kaluf, no dia 19 de maio, às 19h.

A proposta é discutir técnicas e estratégias de inclusão para pessoas com deficiência em ambientes culturais, promovendo práticas que tornem o acesso à arte mais democrático e diverso.

Outras informações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Cia. AVOA: @cia.avoa.


+ Cultura