Custo com a produção impede recuperação mais rápida do setor calçadista no Brasil

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 10:15
  • Modificado em 31 de janeiro de 2021 às 12:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para especialistas, recuperação do setor calçadista depende também de reformas governamentais

Sapato produção

Trabalhador brasileiro está entre os mais produtivos do mundo no setor calçadista

 

Apesar de o Brasil contar com uma produtividade por trabalhador maior do que os maiores concorrentes do setor calçadista em âmbito internacional (China, Vietnã e Indonésia), os custos produtivos elevados acabam tirando a competitividade do produto nacional, tanto aqui quanto no exterior.

Segundo a Abicalçados, o Brasil já foi um dos maiores exportadores de calçados do mundo e hoje não figura nem mesmo entre os dez maiores.

A indústria nacional faz o “dever de casa”, mas precisa ter a clareza de uma agenda de reformas estruturais mais robustas para poder competir com concorrentes internacionais, especialmente os asiáticos.

Além da reforma tributária e simplificação dos processos, a associação destaca a importância de uma reforma administrativa no Estado Brasileiro.

Hoje, a dívida pública chegou a mais de 90% do PIB brasileiro, é uma situação insustentável. Para reduzi-la a única saída é aumentar a eficiência do Estado e isso só se dará diminuindo o seu tamanho, segundo a entidade calçadista.

 


+ Economia