Youtube testa ferramenta de recorte de vídeos similar à utilizada pela Twitch

  • Nene Sanches
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2021 às 23:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos vídeos que são transmissões ao vivo, a opção vai aparecer depois que o material se tornar um vídeo normal

O YouTube disponibilizou para um pequeno grupo de criadores, o acesso a uma ferramenta chamada Clipes, que possibilita o recorte de trechos de cinco a 60 segundos de seus vídeos (sejam uploads ou streams).

De acordo com a empresa, esta poderá ser uma forma mais fácil de conseguir solucionar os pedidos dos usuários sobre a captura de pequenos segmentos dos seus conteúdos.

Um ícone em formato de tesoura é exibido na parte inferior do vídeo, próximo aos botões de “curtir e descurtir”. Ao clicar nele, uma caixa de edição deve ser aberta, permitindo a seleção da parte escolhida do vídeo.

A cena selecionada roda em looping a partir do vídeo original para que a pessoa possa conferir o contexto. Por fim, basta escrever uma pequena descrição de até 140 caracteres e clicar no botão “Compartilhar Clipe” para divulgar.

Nos vídeos que são transmissões ao vivo, a opção vai aparecer depois que o material se tornar um vídeo normal, explica Maria Carolina Sousa, do portal Gizmodo Brasil.

Segundo as informações disponibilizadas, o recurso não estará disponível em vídeos infantis, estreias ao vivo e transmissões ao vivo com mais de oito horas de duração ou que não tenham DVR.

Também não funcionará se o vídeo original for excluído ou ficar privado. A única exceção é no caso do criador definir o vídeo como não listado. Será possível gerar um código HTML para incorporar o conteúdo em um website.

O recurso já está disponível para os selecionados via desktop e Android e chegará no iOS em breve.


+ Tecnologia