Você usa senhas vulneráveis? O Google quer mudar isso de uma vez por todas

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 23 de maio de 2021 às 14:30
  • Modificado em 23 de maio de 2021 às 16:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma das novidades é o alerta automático que o Google vai enviar sempre que uma senha salva for encontrada em vazamentos de terceiros.

O gerenciador de senhas do Chrome está ficando mais completo para proteger o usuário de ataques

Privacidade está “na moda” pelo pior motivo possível: a falta dela.

Durante o Google I/O 2021, conferência da empresa voltada a desenvolvedores, uma série de medidas foram apresentadas com o objetivo de reforçar a privacidade de usuários na internet.

Entretanto, segundo o Google, por maior que seja o investimento em recursos avançados de privacidade, como criptografia de ponta a ponta e outras tecnologias, uma coisa bem simples pode botar tudo a perder: a sua senha.

Sim, senhas fracas são um problema.

Por isso, o Gerenciador de Senhas do Chrome está ficando mais completo, com integração melhor entre dispositivos Android e até iOS.

A ideia é que você possa usar senhas realmente fortes (e o Google pode sugerir esses códigos) sem precisar se preocupar em memorizá-las, já que o próprio gerenciador faz isso por você.

Certo, mas o que há de novo?

O primeiro recurso é uma ferramenta que permitirá importar senhas de outros gerenciadores facilmente, assim você consegue reunir tudo em um único lugar, sem se preocupar com informações espalhadas em diversos apps.

Em segundo lugar, o Chrome e o Android estão ganhando maior integração, permitindo preencher senhas de forma rápida e segura em qualquer dispositivo, seja o seu computador, celular ou tablet.

Gerenciador de senhas permitirá maior segurança e praticidade para salvar senhas no celular .

Google vai avisar quando a sua senha for encontrada em vazamentos

Uma das principais novidades é o alerta automático que o Google vai enviar sempre que uma senha salva for encontrada em vazamentos de terceiros.

Além de avisar ao usuário sobre o problema, será possível trocar a senha rapidamente com apenas dois cliques/toques.

A mudança deve ser suportada pela maioria dos sites – espera-se que o Google aprimore a funcionalidade com o passar do tempo.

Atualmente, a novidade está disponível para usuários dos Estados Unidos, com previsão de chegada para as demais localidades nas próximas semanas.


+ Tecnologia