compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Apesar de muitos acreditarem ser apenas um detalhe estético, a verdade é que existe uma explicação científica comprovando que a forma como você posiciona o papel-alumínio

Você deve ter percebido que o papel-alumínio tem dois lados: um brilhante e outro fosco – foto Freepik
O papel-alumínio é um dos itens mais versáteis e indispensáveis dentro da cozinha, podendo ser usado para assar, armazenar, conservar pratos prontos e até mesmo facilitar o preparo de receitas.
E ao utilizá-lo, deve ter percebido que ele tem dois lados: um brilhante e outro fosco. E é justamente essa diferença que gera uma dúvida muito comum: existe um lado certo para usar o papel-alumínio e garantir sua eficiência?
Apesar de muitos acreditarem ser apenas um detalhe estético, a verdade é que existe uma explicação científica comprovando que a forma como você posiciona o papel-alumínio tem uma influência direta na retenção e na propagação de calor, otimizando o cozimento ou a conservação de alimentos.
Mas afinal, como o material funciona de forma 100% eficaz?
Qual é o lado certo de usar o papel-alumínio?
O lado correto de usar o papel-alumínio depende da função desejada, uma vez que o lado brilhante reflete mais calor, enquanto o lado fosco absorve mais.
Isso quer dizer que, para assar ou gratinar alimentos, o ideal é deixar o lado brilhante voltado para dentro, em contato com a comida, refletindo o calor e impedindo ele de escapar.
Já se a intenção for manter a temperatura do alimento por mais tempo, como sanduíches naturais ou um bolo gelado, o lado brilhante deve ficar para fora e o opaco para dentro, fazendo com que o papel-alumínio reflita o calor para fora.
*Fonte: Casa Vogue