Você sabe quando está com a imunidade baixa? Veja os sintomas e como evitar

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de setembro de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Imunidade baixa pode ser responsável por desencadear diversas doenças e condições de saúde; é preciso ficar atento

imunidade baixa

Pessoas com a imunidade baixa têm mais chances de ficar doentes – foto Freepik

 

O sistema imunológico é formado por uma coleção de órgãos, tecidos e células que trabalham juntos para proteger o organismo de diversas doenças, principalmente as causadas por micróbios patogênicos (bactérias, vírus, parasitas e fungos).

Tamara Mazaracki, médica especialista em nutrologia, explica que as células imunes estão depositadas em diferentes órgãos, entre eles o baço, medula óssea e intestino, além de circularem pelo sangue.

Quando ocorre a queda da imunidade, a velocidade de resposta do corpo para combater os agentes patogênicos diminui, tornando nosso corpo mais propenso a ficar doente.

Causas

Alimentação: A nutróloga Tamara Mazaracki explica que ingerir comida processada com frequência, não comer alimentos frescos e hortifruti nas quantidades indicadas pode causar a queda da imunidade.

Exercícios: A falta de atividade física também pode ser responsável pela imunidade baixa.

Vícios: Fumar e beber em excesso prejudica a saúde do corpo e, consequentemente, afeta a resposta imunológica.

Cansaço: Dormir mal pode gerar consequências como o estresse, condição que enfraquece o sistema imunológico.

Doenças: Algumas doenças podem ser responsáveis por causar imunidade baixa. Diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, colites, câncer e HIV são alguns exemplos.

Hereditariedade: Segundo a imunologista Carolina Aranda, algumas pessoas já nascem com o sistema imunológico fraco.

Fatores como a TPM e a quimioterapia também podem causar fraqueza no sistema imunológico. Confira outras causas de imunidade baixa.

Sinais

Muitas pessoas associam a queda de cabelo e unhas fracas à imunidade baixa. Apesar de serem sinais de alerta, muitas vezes esses sintomas são decorrentes da falta de vitaminas ou de outros tipos de doenças.

De acordo com Carolina Aranda, médica imunologista, infecções frequentes e reumatismo são alguns dos sintomas mais frequentes em pacientes que apresentam baixa imunidade.

Outros possíveis sintomas são:

– Herpes (tanto a herpes labial quanto a genital)
– Fraqueza
– Gripe e resfriado
– Otites no ouvido
– Amigdalite
– Abscessos

Alguns desses sinais podem surgir simultaneamente, pedindo a atenção do paciente para identificar a causa do problema.

Imunidade baixa: o que fazer?

A imunologista Carolina Aranda alerta que, caso haja a suspeita de algum problema no sistema imunológico, é necessário que se procure ajuda médica para a realização de exames, a fim de identificar e tratar a condição que está causando a queda da imunidade.

Se o problema está ligado à falta de hábitos saudáveis, a nutróloga Tamara Mazaracki explica que melhorar a saúde intestinal é um passo importante para cuidar da imunidade, já que a parede do intestino secreta anticorpos e contém células que reconhecem e destroem micróbios patogênicos.

“Consumir alimentos fermentados (como iogurte, kefir, kombucha, chucrute), ajuda a fortalecer as boas bactérias do intestino”, conta a médica.

*Informações Minha Vida


+ Saúde