Você sabe quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia na sua cozinha?

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de novembro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dos eletrodomésticos que temos em casa, é importante saber sobre o consumo de cada um até mesmo para usar de forma inteligente e economizar energia

Cada eletrodoméstico pertence a uma classe energética e é preciso estar atendo para o consumo

 

Cada eletrodoméstico pertence a uma classe energética, representada por letras e cores (A – B – C – D – E etc.) e estampada em etiquetas adesivas que estão sempre presentes nos novos eletrodomésticos que vemos nas lojas.

Claro que se um aparelho pertencer à classe alta (a melhor é A, o pior é G) vai consumir menos, vice-versa se pertencer à classe média-baixa terá um consumo superior. Por isso, também é importante avaliar a classe energética na hora de comprar um eletrodoméstico.

Quanto aos eletrodomésticos que já temos em casa, é importante saber quais consomem mais. As informações de consumo são medianas e variam de marca para marca e também da potência de cada produto em si.

Processador

Mais dispendioso que o liquidificador porque tem uma maior potência. Considere ter os dois em casa, usando o de menos consumo sempre que se adaptar à sua receita. Consumo: cerca de 0,42 kWh/hora.

Fritadeira elétrica

Uma fritadeira sem óleo de 2 litros consome tanto quanto um processador de alimentos: cerca de 0,90 kWh/hora. Por ser projetada para funcionar rapidamente, cada preparação leva entre 20 e 30 minutos.

Micro-ondas

Em média, um micro-ondas padrão consome 1,39 kWh/hora para potência média. Os tempos de cozimento rápidos permitem a contenção de custos.

Lava louças

As melhores máquinas de lavar louça, ou seja, as que pertencem à classe A, consomem cerca de 1,54 kWh/hora. No entanto, você pode economizar dinheiro escolhendo programas sem secagem.

E lembre-se, ela vai te fazer economizar muita água já que ela gasta entre e litros por lavagem e você vai gastar quase o dobro para a mesma louça lavada na pia.

Forno elétrico

É o segundo aparelho a consumir mais energia: cerca de 1,60 kWh/hora.

Faça as contas e use-o com inteligência, principalmente se você tiver um forno a gás grande, o elétrico pode ser bem mais interessante dependendo do que você for preparar!

Churrasqueira elétrica

Aqui está o pior eletrodoméstico, ela é de fato a maior fonte de consumo de eletricidade: cerca de 3,00 kWh/hora.

Considerando que os preparos são frequentemente longos, o efeito na conta será provavelmente que seja pesado.

Por isso preste atenção ao que decide cozinhar e, mesmo apesar da praticidade, saiba sempre escolher o método de cozimento correto e otimize o trabalho, nada de deixá-la ligado enquanto tempera uma carne, por exemplo.

Geladeira

Ela não é o produto que mais consome na sua cozinha, mas o fato de ficar ligada 24 horas por dia, acaba gerando um grande peso na sua conta de eletricidade!

Um refrigerador de classe A bem econômico consome cerca de 40 Kwh/mês, enquanto um refrigerador normal, cerca de 60 kWh/mês.

Este é realmente um eletrodoméstico que você tem que pensar na hora de comprar, o barato pode sair muito caro, na hora de pagar a conta de eletricidade!

*Informações Receitas sem Fronteiras


+ Casa e Decoração