Você sabe dar banho em gatos? Veja 5 dicas para facilitar essa tarefa!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de setembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar dos felinos serem animais independentes que se autolimpam, sempre chega a hora que você precisa saber como dar banho em gato!

Diferente dos cães, gatos podem ser bem ariscos na hora do banho

 

Apesar dos felinos serem animais independentes que se autolimpam, sempre chega a hora que você precisa saber como dar banho em gato!

É uma tarefa que exige cuidados específicos, pois diferentemente dos cachorros, os gatinhos podem ser bem ariscos no processo.

O acompanhamento profissional de um veterinário é fundamental durante toda a vida do bichano, especialmente para casos como esse.

Agora, descubra se pode dar banho em gato e como concluir a higienização do pet corretamente e de maneira segura!

Consulte veterinário sobre banho em gato antes de mais nada

Afinal, pode dar banho em gato? São muitas questões em torno do assunto, mas a resposta é: sim, banho em gato é permitido!

Porém, é importante entender em que momento é mais adequado realizar a higienização. Para isso, a consulta com o veterinário é fundamental.

Como especialista, ele vai indicar quais são os produtos ideais para a tarefa, de quanto em quanto tempo a limpeza deve ser feita e também se o felino possui algum tipo de alergia.

O melhor é dar banho em gato apenas em casos de doenças, como seborreia e dermatite, ou quando o pet estiver bem sujo e não conseguir se limpar depois de usar a caixa de areia.

Fora isso, o tempo médio entre cada higienização deve ser de 2 meses ou mais. No caso de filhotes, o banho no gato deve ser dado após 4 meses de vida e depois de concluídas todas as vacinas.

Saiba como dar banho em gato em casa

1. Antes de dar banho em gato, apare unhas e tire excesso de pelo do felino

Mesmo que você tenha acabado de adotar um bichinho, deve saber que os gatos não gostam de água, ou pelo menos a maioria deles detesta.

Isso torna a tarefa bem difícil, pois os felinos podem ficar bem ariscos durante o processo. Então, para evitar arranhões desnecessários, apare as unhas do pet antes de dar banho em gato.

Aproveite para remover o excesso de pelos também para facilitar a limpeza na água depois. Para se prevenir melhor, você pode usar luvas e blusas de manga comprida a fim de garantir mais proteção!

2. Escolha lugar fechado para evitar fuga do bichano

Na hora de dar banho em gato, o felino pode tentar fugir durante o banho, é normal. Você pode evitar isso ao realizar a higienização em um quarto fechado, pois facilita o resgate do gato caso ele tente escapar.

Se puder, peça ajuda de alguém para segurar o gato e agilizar a limpeza.

3. Aproveite para dar banho em pet no momento de tranquilidade do animal

Quanto mais calmo o bichinho estiver, melhor! Dê preferência para momentos em que o animal estiver mais tranquilo ou mesmo cansado após algumas brincadeiras.

Apesar disso, lembre-se de tirar objetos pontiagudos e pesados de perto, pois o felino pode se estressar e acabar se machucando. Use brinquedos para distraí-lo durante o processo!

4. Prepare banheira com água morna para dar banho em gato

O ideal é usar água morna para não assustar o animal com água fria ou quente demais.

Outra indicação é sempre optar pelo uso da banheira ou uma bacia, para que o gato se acostume com o banho. Faça o possível para economizar água e cuidar do pet de forma sustentável!

5. Limpe o gato na direção de crescimento dos pelos e depois seque bem

Esfregue os pelos do animal na direção de crescimento natural, começando do pescoço até o rabo e sem molhar o rosto.

O enxágue é mais fácil assim. Use um pano úmido para limpar os olhos, orelhas e focinho do animal. Por fim, seque bem com uma toalha macia e aproveite o cheirinho do pet!

Por fim, ofereça um pouco de ração para gatos adultos como petisco para recompensar o gatinho! Bom trabalho!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Pets