Formula Chopp

Você sabe a diferença entre limpeza e desinfecção? Veja aqui e faça do jeito certo!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 20 de abril de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora ambas as tarefas tenham o objetivo final de deixar os ambientes bem limpos e cheirosos, os produtos usados e as etapas seguidas não são os mesmos

limpeza e desinfecção da casa

Você sabe a diferença entre limpeza e desinfecção da casa? Então descubra aqui!

 

Você sabe a diferença entre limpeza e desinfecção da casa?

Embora ambas as tarefas tenham o objetivo final de deixar os ambientes bem limpos e cheirosos, os produtos usados e as etapas seguidas não são os mesmos.

Na desinfecção, em especial, o objetivo é eliminar os microrganismos e sujeiras menores – não apenas aquelas visíveis a olho nu.

Afinal, o que é desinfecção?

A etapa de desinfecção consiste em eliminar todos os microrganismos (bactérias, fungos, vírus e ácaros) de diferentes superfícies.

Nesse tipo de faxina, utiliza-se geralmente produtos de limpeza pesada, como desinfetante, água sanitária e álcool 70, que conseguem eliminar os germes com facilidade e podem ser usados para compor soluções bem eficientes e variadas.

Como desinfetar a casa no dia a dia?

Para fazer uma boa desinfecção dos pisos, paredes, louças de banheiro e diferentes superfícies da casa, é importante usar os produtos de limpeza certos e, preferencialmente, recorrer a itens de proteção, como luvas de limpeza e máscaras.

Limpe pisos e paredes com desinfetante

Para eliminar os germes de pisos (ou paredes) laváveis, a principal dica é usar uma solução de água com desinfetante concentrado.

Mas, para não correr o risco de diluir demais o produto, é importante que você verifique as instruções presentes na embalagem. Assim, é possível fazer misturas mais eficientes para matar os microrganismos.

O ideal é que você prepare a solução em um balde e, depois, use um pano de chão ou mop (esfregão) para lavar o piso.

Passe água sanitária no vaso e nos ralos do banheiro

Quando se trata de desinfetar o interior do vaso sanitário ou de ralos e canos de pias, uma ótima dica é recorrer à água sanitária.

Nesse caso, basta despejar o produto no local, esfregar com uma escova sanitária e deixar atuando por pelo menos 15 minutos.

Também é possível usar limpadores, detergentes e desorizadores sanitários, que servem para desinfetar a parte interna e externa do vaso.

Assim, é possível eliminar todos os germes de forma bem eficiente e ainda deixar um cheiro mais agradável.

Álcool 70 para limpar e desinfetar vidros

Você sabia que o álcool 70, além de ser ótimo para higienizar as mãos, também serve para desinfetar as superfícies de vidro da casa?

Coloque esse produto em um borrifador e espirre diretamente em mesas, janelas, portas de móveis e outros itens envidraçados da casa.

Use uma flanela macia para esfregar e prontinho! Com esse tipo de álcool, é possível remover tanto poeiras e gorduras quanto micro-organismos presentes no vidro.

Água, álcool 70 e sabão líquido para desinfetar os móveis e maçanetas

Em um balde ou bacia, coloque 1 litro de água, 3 colheres de sopa de álcool 70, 2 colheres de sabão líquido e agite suavemente.

Depois, umedeça uma flanela com essa solução e use-a para limpar os móveis (prateleiras, armários, mesas e cadeiras de madeira) e também as maçanetas de portas.

Essa solução ajuda a eliminar os germes sem estragar o material das mobílias.

*Informações Casa Prática Qualitá