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Você anda dormindo bem? Veja o que a falta de um bom sono pode fazer com sua saúde

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 12 de junho de 2021 às 15:00
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O descanso é importante e colabora no equilíbrio do organismo e no melhor funcionamento dele todo

O descanso é importante e colabora no equilíbrio do organismo e no melhor funcionamento dele todo

Não é novidade ou segredo: dormir bem é essencial para conseguir realizar as tarefas diárias com disposição e vigor.

Sem uma noite de sono adequada, vários aspectos podem ser prejudicados, como produtividade no trabalho e o humor.

Além disso, o descanso é importante para a saúde e colabora no equilíbrio do organismo e no melhor funcionamento dele.

Por isso, o tempo e a qualidade do sono são fundamentais para o bem-estar e também para a reposição de energia.

A médica Leticia Santoro Azevedo Soster, neurofisiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, explica a importância de dormir bem e quais são os problemas mais comuns do sono. Acompanhe!

Qual é a importância do sono?

O sono tem uma série de funções e é crucial para manter nosso organismo funcionando de forma adequada.

Assim, ele mantém o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico e restabelece a disposição para fazer as atividades do dia a dia.

Também tem grande relevância no humor, pois uma baixa qualidade do sono gera estresse e irritabilidade.

Logo, a pessoa que não dorme bem pode apresentar sinais de cansaço, ansiedade, falta de disposição e até mesmo nervosismo.

Dormir mal e pouco durante a noite influencia a saúde e contribui para o surgimento de doenças como diabetes, alterações no sistema imunológico e problemas psicológicos. Ter um sono regulado e de qualidade gera impactos na rotina e é um assunto que merece ser considerado.

Como dormir bem?

Alguns aspectos ajudam a ter mais qualidade no sono e podem auxiliar a dormir melhor. Uma maneira de fazer isso é por meio do relaxamento, já que é necessário aprender a descansar e relaxar o corpo e a mente para conseguir ter uma noite de sono melhor.

Sabemos que períodos de festas contribuem para diminuir o horário disponível para dormir.

O sono no carnaval e em outras datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo, também precisa ser considerado, a fim de evitar o cansaço nas férias e nos feriados.

Outro aspecto é analisar a quantidade de horas de sono. É preciso levar em conta a idade para entender qual é a recomendação médica em cada caso.

Por exemplo, o sono do bebê conta com uma necessidade específica que é importante para seu desenvolvimento.

No entanto, em média, é indicado dormir entre 6 e 8 horas se você deseja descansar adequadamente e permanecer descansado no dia seguinte.

Além disso, há fatores que ajudam a descansar melhor, tais como:

• manter uma dieta leve no período noturno;

• criar uma rotina regular e fixar um horário para dormir;

• ter um ambiente adequado e que ajude no sono;

• evitar pensar em problemas ou preocupações do dia a dia;

• manter uma temperatura agradável no local.

Essas são algumas dicas que podem transformar seu sono e melhorar a qualidade dele em sua rotina.

Afinal, dormir melhor está relacionado a relaxar e adormecer bem. Investir em técnicas que ajudam nesse sentido é uma forma de aproveitar melhor as horas de sono.


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