Em entrevista, Secretário diz que Alexandre assume risco à saúde da população

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2021 às 14:00
  • Modificado em 8 de fevereiro de 2021 às 14:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ele alerta ainda que prefeito deve reconsiderar flexibilização, pois a Franca vive questão sanitária

Marco Vinholi quando visitou Franca para acompanhar os casos de Covid 19 – flexibilização é um risco do prefeito

O secretário de Desenvolvimento do Estado, Marco Vinholi, teceu críticas veladas ao prefeito Alexandre Ferreira, e ainda o advertiu sobre a responsabilidade de saúde da população sobre o risco de contaminação.

A entrevista foi dada à rádio Difusora de Franca, no programa de Corrêa Neves Júnior, que abordou a questão tomadas pelo prefeito francano.

Na entrevista, de pouco mais de 8 minutos, Vinholi afirmou que Alexandre não pode polemizar sobre a situação. Segundo ele, o Estado está lidando com uma pandemia; casos sanitários. Trata-se de uma situação gravíssima de enfrentamento de um vírus”, ponderou.

Ao ser indagado sobre os leitos, Vinholi disse que o Estado tem um planejamento para Franca e região e parceria com os Municípios.

Outra questão relatada por Vinholi foi a de que o Estado está liberando leitos no AME e existe uma programação para essa implantação, sendo nos dias 12, 15 e 26 de fevereiro.

A questão é que a mutação do vírus atingiu a região de Franca em larga escala e isso tem preocupado o governo do Estado.

Antes de encerrar a entrevista, Vinholi disse que o prefeito de Franca precisa dialogar com a sociedade (comércio/indústria e outros segmentos), pedindo paciência e responsabilidade.

Trata-se de uma resposta ao que o prefeito fez (todos os secretários estão apoiando as medidas de flexibilização, e fomentando a população contra os promotores que assinaram documento para que o prefeito cumpra o Plano SP).

Vinholi explicou que mesmo com o pedido de prazo até o dia 12 solicitado por Alexandre para a flexibilização, o risco de contaminação é enorme.

“As taxas de contaminação em Franca e região são enormes (as mais altas no Estado e país). Não é possível prorrogar como ele quer e, a população não pode ser prejudicada com ações políticas ou outras”, disse.

AÇÃO CONTRA O GOVERNO

Em vídeos do prefeito Alexandre, que circularam nas redes sociais neste final de semana, o prefeito de Franca afirmou que entraria com uma ação contra o Governo por conta da suspensão dos leitos na cidade (ele tem falado essa questão desde quando assumiu o governo municipal).

Porém, segundo Vinholi, o Estado não retirou qualquer número de leitos (eles foram mantidos). O próprio radialista Correa (então vereador) reconheceu que os leitos fechados foram os que a Prefeitura vinha pagando para a Santa Casa.

O que o prefeito de Franca tem afirmado nas redes sociais sobre retirada de leitos pelo Governo na Santa Casa local, segundo Vinholi, não condiz com a realidade (a prefeitura comprou leitos e os leitos do Governo foram mantidos e serão incrementados mais seguindo um cronograma).

O incremento será da seguinte forma: dia 12 (05 leitos de UTI no AME); dia 15 (10 leitos de UTI no AME), e dia 26 (15 leitos de UTI no AME).

Vinholi disse que todos os leitos possíveis estão sendo disponibilizados para aumentar o atendimento e a parceria . O Governo do Estado se coloca à disposição da região de Franca.

“A vacina é uma proteção, não devemos esquecer das medidas sanitárias de contenção do vírus da Covid 19”, comentou.

Na entrevista Vinholi disse que a situação de transmissão mais alta no /estado tem sido nos municípios de Franca/ Araraquara e Bauru

O secretário de Desenvolvimento, Marco Vinholi considera que a pandemia teve uma mutação de região e Franca está sentindo isso. As medidas do Plano SP visam garantir a saúde da comunidade como um todo.

 


+ Saúde