Vermelhidão constante nos olhos é um sinal de alerta e merece cuidados. Saiba mais

  • Marcia Souza
  • Publicado em 8 de outubro de 2023 às 13:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2023 às 13:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diferentes causas estão relacionadas com os olhos vermelhos; se você está apresentando o sintoma, procure um oftalmologista

Olhos vermelhos é um sintoma extremamente comum e geralmente é causado por algo momentâneo sem maiores complicações

Olhos vermelhos é um sintoma extremamente comum e geralmente é causado por algo momentâneo e sem maiores complicações.

No entanto, a vermelhidão constante pode ser também um indicativo de problemas mais sérios.

Por isso, fizemos uma lista com os principais problemas e fatores que causam o olho vermelho para que você fique atento.

1. Síndrome do olho seco

Essa é uma causa extremamente comum, especialmente entre pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado.

Além disso, o uso excessivo de computadores, vídeo-games, tablets ou celulares também podem ser a causa, pois essas pessoas, por aumento da apreensão, acabam piscando menos durante essas atividades.

Algumas doenças reumatológicas também podem levar ou agravar oolho seco, em especial a síndrome de Sjögren.

2. Alergias

Algumas pessoas atópicas (alérgicas) podem apresentar olhos vermelhos durante as crises ou em ambientes que estimulam a alergia, pois os olhos são extremamente sensíveis.

Outro fator importante é o uso de cosméticos (cremes ou maquiagens) que causam alergia. Por isso deve-se utilizar cosméticos hipoalergênicos e feitos para uso na região.

Também deve-se tomar cuidado com cremes e protetores solares que são específicos para o corpo e que não devem serem utilizados perto dos olhos.

3. Corpo estranho no olho

Corpos estranhos ou até mesmo um cílio podem arranhar a córnea, causando vermelhidão.

Podem ser utilizadas lágrimas artificiais para lavar a região e eliminar qualquer impureza. Se o sintoma persistir, um oftalmologista deve ser consultado.

4. Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação ou infecção da conjuntiva, uma membrana que reveste as pálpebras e a superfície branca do olho. Pessoas que estão passando pela doença costumam apresentar dor, vermelhidão e irritação que pode afetar somente um olho.

5. Glaucoma

Existem diversas formas de glaucoma. No entanto, pacientes portadores de glaucoma de ângulo fechado, durante as crises, podem apresentar vermelhidão associado ao desconforto/dor ocular.

Além disso, alguns colírios utilizadas para o tratamento do glaucoma podem ter como efeito colateral os olhos vermelhos.

6. Uveítes (Inflamação ocular)

A uveíte é a inflamação da úvea, composta pela íris, corpo ciliar e coroide. Um dos sinais mais comuns são os olhos vermelhos associado, em geral, à dor ocular.

Ela pode ter origem de causa infecciosa, tendo como principal causa a Toxoplasmose, ou relacionada a doenças sistêmica, como a sarcoidose, espondilite anquilosante, psoríase, doença de Behçet e etc.

7. Ceratite

A ceratite é uma inflamação/lesão da córnea bastante comum que, além de causar vermelhidão nos olhos, pode ter como sintomas dor, irritação, sensação de corpo estranho e fotofobia.

8. Blefarite

A blefarite é uma inflamação das pálpebras que também pode deixar os olhos vermelhos, além de causar pequenas “caspinhas” nos cílios que podem causar coceira excessiva.

Nesses casos, a lubrificação dos olhos fica afetada levando ao quadro de olhos vermelhos.

Viu quantas diferentes causas podem estar relacionadas com o aparecimento dos olhos vermelhos? Se você está apresentando o sintoma, procure um oftalmologista.

Ele poderá descobrir o motivo e tratar o problema. Pode ser apenas um problema simples? Sim. Mas é sempre melhor se prevenir do que remediar.


+ Saúde