Para combater o déficit, vereador propõe mutirão para construir mais casas populares

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 1 de abril de 2021 às 07:00
  • Modificado em 1 de abril de 2021 às 11:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de ajudar moradores, custos das moradias serão reduzidos segundo Beto Brasil (PL)

Proposta é reduzir o déficit habitacional no município; projeto semelhante está em andamento em Votuporanga

O vereador Beto Brasil (PL) sugeriu ao prefeito Dirceu Polo Filho, o Dirceuzinho, a implantação do projeto mutirão de moradias em Pedregulho.

A proposta é formar um cadastro e as famílias contempladas participar do processo de construção das moradias.

O sistema de mutirão é aquele normalmente adotado pelas classes menos abastadas, onde a Prefeitura doa os lotes e material de construção, e os próprios interessados constroem suas casas.

Na construção em sistema de mutirão, as vantagens são receber subsídios do governo, morar num imóvel quitado, e o que tiver que ser pago pela pessoa será a preço de custo.

Segundo o vereador, a mão-de-obra também deixa de existir, pois as próprias pessoas constroem seus imóveis. Em princípio, não há desvantagem nenhuma neste sistema, pois tudo é bastante transparente. A demora para entrar no imóvel neste tipo de sistema é de 6 meses a 1 ano.

O PROJETO

Quem escolheu o sistema de mutirão, deve acompanhar as obras e os sorteios, para evitar que “grupos” se formem para beneficiar alguns poucos em detrimento da coletividade. Qualquer irregularidade deve ser denunciada a administração do mutirão e às autoridades.

Beto Brasil disse que projeto semelhante foi colocado em prática em Votuporanga. Lá ele tem a denominação de “Programa Planta Popular” onde o município doa os terrenos e os materiais, além de forma parcerias com alunos de engenharia civil e arquitetura com os profissionais da Secretaria de Obras para acompanhamento técnico das construções, e sem nenhum custo aos moradores.

Agora o vereador espera que o prefeito acate a indicação e resolva uma das maiores aflições dos pedregulhenses, que é o déficit habitacional.


+ Cidades