Vendas nos supermercados da região voltam a crescer e têm forte alta em outubro

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  • Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 10:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
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Resultado de 2,59% de crescimento em outubro surpreendeu o setor, que vinha enfrentando números baixos

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – apresentou aumento de 2,59% em outubro, comparado ao mesmo mês de 2017. Este resultado fez o acumulado do ano chegar a 2,38% de crescimento em relação ao ano passado.

“Em outubro foi definido o cenário eleitoral, o que elevou os índices de confiança dos consumidores e supermercadistas. Além disso, teve início o ciclo de contratações temporárias em diversos setores e um princípio de queda do desemprego. Todos esses fatores somados fizeram com que as vendas respondessem após resultados desfavoráveis desde junho”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Fonte: APAS

*IPS: Índice de Inflação dos Supermercados APAS/FIPE

O cenário para novembro e dezembro é de melhoria nas vendas, que serão alavancadas pelas compras de Natal; porém, como a base de comparação com o mesmo período de 2017 é bastante elevada, pode dificultar qualquer resultado mais surpreendente até o final de 2018.

“Por conta desta base alta de comparação para o fim do ano, o valor de 2,8% nas vendas para o ano de 2018, mínimo previsto pela APAS, deverá ser mais difícil de ser atingido”, comentou Berka. Em 2017, as vendas encerraram o ano com alta de 2,08%.

Desempenho por Região

Por três meses consecutivos a região de Campinas está com evolução nas vendas e pela primeira vez em dois anos tem um desempenho melhor que o resto do Interior de SP. “A força econômica da região coloca qualquer melhoria no cenário macro do país com efeitos exponenciais no Estado”, explicou o economista da APAS.

Fonte: APAS

Informações Adicionais – Outros Deflatores e Faturamento Nominal

Fonte: APAS

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.467 associados, que somam 3.294 lojas.

Sobre APAS Regional Ribeirão Preto: Em 2017, a região de Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 6,6 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 31 mil colaboradores. Só na cidade de Ribeirão Preto o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,9 bilhões, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o estado de São Paulo.

A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.


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