Veja os recursos que a Carteira Digital de Trânsito possui e você ainda não sabia

  • Robson Leite
  • Publicado em 6 de setembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os proprietários de veículos podem indicar através da Carteira Digital de Trânsito quem é a pessoa responsável por conduzir o seu veículo.

Provavelmente você já ouviu falar da Carteira Digital de Trânsito (CDT), aquele aplicativo que possibilita ao condutor apresentar rapidamente, através do celular, um documento oficial com foto, que é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, esse aplicativo brasileiro apresenta várias soluções na área de trânsito.

01 – Indicar o Principal Condutor

Os proprietários de veículos podem indicar através da Carteira Digital de Trânsito quem é a pessoa responsável por conduzir o seu veículo. Com o registro do Principal Condutor na CDT, o condutor habitual passará a ser o responsável pelas infrações de trânsito que cometer.

O principal condutor registrado assume a presunção da responsabilidade pelas infrações de trânsito cometidas com o veículo, responsabilidade que cabe ao proprietário.

02 – Venda digital de veículos

O recurso permite realizar a transação comercial sem a obrigatoriedade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, uma vez que esse processo pode ser feito com a assinatura digital do Portal de Serviços do Governo Federal e com o uso de biometria facial.

A ferramenta possibilita, ainda, realizar a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e pelo comprador, permitindo a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT, após a autorização do Detran de registro do veículo.

No entanto, é importante ficar atento, pois a tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida, por qualquer motivo, a partir de 4 de janeiro de 2021.

03- Gerenciamento das infrações de trânsito

Através da CDT é possível verificar e gerenciar as infrações do veículo. Além disso, pagar multas com até 40% de desconto.

04- Compartilhar o CRLV com outras pessoas

Esse recurso permite o compartilhamento do CRLV com até cinco outros aparelhos de celular ao mesmo tempo. A funcionalidade é útil quando um mesmo veículo é utilizado por mais de uma pessoa.

Para que o proprietário possa “emprestar” o CRLV Digital para terceiros, essas outras pessoas também devem possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular.

05- Comunicado de Recall

Com o aplicativo instalado, o proprietário do veículo será notificado sobre a necessidade de reparação diretamente pelo celular. A ideia é permitir uma comunicação mais ágil com o proprietário do veículo, agilizar a reparação da falha e evitar a ocorrência de acidentes.

06- Aviso de vencimento da CNH

Com a CDT, além de ter acesso ao histórico de informações do condutor é possível verificar se a carteira está prestes a vencer. Além disso, para os motoristas que possuem CNH nas categorias C, D e E há também o aviso do vencimento do exame toxicológico.

(Com informações do Portal do Trânsito)


+ Trânsito