Vai começar a chuva de meteoros e ainda tem a chegada do cometa “Leonard”. Veja mais

  • Robson Leite
  • Publicado em 1 de dezembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser diferentes de acordo com sua posição no país.

Cometa C2021-A1 Leonard registrado pelo astrônomo Michael Jager em 24 de novembro

Dezembro tem uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano e um cometa que promete “dar um show” no céu a partir de meados de dezembro

Nos dias 13 a 14 de dezembro haverá pico da chuva anual dos meteoros Geminídeos, uma das melhores do ano, que estará ativa entre os dias 4 e 17 de dezembro.

Eles serão visíveis a partir das 20h46 quando seu ponto de origem aparente (radiante), a constelação de Gêmeos, surge no horizonte a nordeste. Mas o melhor horário de observação será por volta das 2h, quando a constelação estiver em seu ponto mais alto no céu.

Quase 80 por hora

Segundo estimativa do site In the Sky, sob condições ideais (céu limpo e escuro, longe da poluição luminosa das cidades) poderão ser vistos até 79 meteoros por hora.

Entretanto a Lua, que estará 78% iluminada, pode atrapalhar significativamente a visualização dos mais fracos.

No dia 15 de dezembro, o cometa C/2021 A1, ou cometa “Leonard“, deve começar a ser visível no Brasil, sempre na direção oeste, logo após o pôr do sol.

Mas segundo o astrônomo Marcelo Zurita, citado pelo portal Olhar Digital, dependendo da posição do observador e do brilho do cometa ele pode ser visto antes disso.

Como se orientar

Para acompanhar o calendário astronômico, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais.

Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS.

Para Android a recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.


+ Astronomia