USP disponibiliza cursos grátis de extensão na área de humanidades. Veja como fazer

  • Robson Leite
  • Publicado em 29 de maio de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A USP oferece mais de 160 cursos de extensão que podem ser acessados a qualquer hora pela internet

Os cursos de extensão na área de humanidades abertos ao público e oferecidos todos os semestres pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP são sempre bastante concorridos no período de inscrições.

Mesmo no formato virtual, não atendem à demanda de interessados, mantendo um limite de participantes para garantir a qualidade das aulas.

Pensando em atender este público, a FFLCH disponibilizou várias aulas em seu canal do YouTube, neste link.

No canal, há duas listas de reprodução, uma dos cursos de extensão de 2020, com 84 vídeos, e outra dos cursos que já foram oferecidos em 2021, com 86 vídeos.

São aulas que buscam propiciar uma formação continuada aos alunos e profissionais das áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras, e para a sociedade em geral.

Entre os cursos disponíveis no canal estão:

Harry Potter: caminhos interpretativos;

As obras póstumas de J.R.R. Tolkien: uma homenagem a Christopher Tolkien;

A literatura política de George Orwell;

Interpretações do Brasil contemporâneo;

Introdução às literaturas africanas de língua portuguesa;

MPB e contracultura no Brasil; entre outros.

Com a suspensão das atividades presenciais na USP desde março de 2020, a promoção de cursos virtuais de cultura e extensão tem sido uma forma da faculdade continuar oferecendo diversas atividades à comunidade.

A iniciativa proporcionou a participação de pessoas de fora da cidade e da região metropolitana de São Paulo, de outros Estados do Brasil e até do exterior.

No último mês de abril, por exemplo, a faculdade ofereceu mais de 4 mil vagas em 50 cursos on-line​​​​​, cuja procura foi bem expressiva e recebeu 18.972 inscrições para participar do sorteio das matrículas nos cursos.

“Mais uma edição bem-sucedida, cumprindo o nosso papel de extensão neste quadro pandêmico nefasto”, ressaltou o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Yuri Tavares Rocha, ao apresentar os números do Projeto Abril.

Grande demanda e inscrições por sorteio

Em 2020, a FFLCH realizou 290 cursos, com participação de 13.092 pessoas.

Desde a 2ª edição dos Cursos de Inverno, que teve muita procura e congestionou o sistema de inscrição, os interessados se inscrevem para participar dos cursos da FFLCH e vão para o sorteio no sistema, que aleatoriamente seleciona pessoas para a matrícula.

Esta nova forma foi determinada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia ao processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.

Confira todas as aulas disponíveis em vídeo:

Cursos de Extensão 2020

Cursos de Extensão 2021

Mais informações sobre os cursos pelo e-mail [email protected].​​​​​​​

.


+ Educação