Usina Jaguara e Defesa Civil fazem cadastramento social em áreas próximas à represa

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 27 de maio de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Moradores à jusante da usina receberão visitas da Defesa Civil Municipal e técnicos da empresa a partir de 30 de maio

A ENGIE Brasil Energia, em parceria com a Defesa Civil dos municípios de Sacramento, Conquista, Rifaina, Pedregulho e Igarapava, vizinhos da Usina Hidrelétrica de Jaguara, iniciará as visitas aos moradores de áreas próximas e trechos localizados no Rio Grande e seus principais afluentes.

A atividade visa identificar e cadastrar residências e moradores localizados em regiões vulneráveis a alagamentos, cheias naturais ou eventos adversos.

O levantamento faz parte das ações preventivas que estão contempladas nos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência da Usina, que têm como objetivo a prevenção, a preparação e o gerenciamento eficiente de riscos e emergências comuns a cheias naturais e eventos adversos.

A partir de 30 de maio, os moradores receberão a visita de técnicos devidamente uniformizados dentro do horário comercial.

Privacidade

Durante o preenchimento dos cadastros serão solicitadas informações sobre os grupos familiares, tais como o número de pessoas que moram no local e suas idades, se há pessoas residentes com deficiência ou mobilidade reduzida, dados para contato (número de telefone ou celular) e por fim, será realizado o cadastramento social da população da região.

Não serão solicitados números de documentos, dados bancários ou outros que possam expor a privacidade dos cadastrados.

O entendimento das condições de cada grupo familiar é importante para a elaboração de ambos os planos, pois fornecerão subsídios para definição das ações em situações de alerta e emergência, definindo, por exemplo, rotas de fuga adequadas para cada cidadão, caso sejam necessárias.

Segue a legislação

A atividade de cadastramento compõe uma das ações previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020).

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos sobre a atividade, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil do seu munícipio, ou pelo canal de comunicação da ENGIE Brasil Energia pelo link: engie.com.br/complexo-gerador/usinas/seguranca-de-barragens/


+ Cidades