Unimed Franca promove ação de conscientização sobre o Câncer Colorretal

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 21 de março de 2024 às 10:00
  • Modificado em 22 de março de 2024 às 09:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Plano de saúde oferece gratuitamente o exame de sangue oculto nas fezes, que é uma das formas de rastreamento, exclusivamente para usuários Unimed

Exame oferecido durante todo o mês de março é exclusivo para usuários Unimed

 

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer Colorretal, a Unimed Franca realiza, durante todo o mês de março, a campanha Março Azul.

A ação, que já está em sua terceira edição, visa conscientizar sobre a doença, seus fatores de risco, sintomas e formas de prevenção.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer Colorretal é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres e o terceiro em homens no Brasil.

Estima-se que, em 2020, foram diagnosticados mais de 40 mil novos casos da doença no país. No entanto, quando detectado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

Exame de graça

Durante a campanha, a Unimed Franca oferecerá gratuitamente o exame de sangue oculto nas fezes, que é uma das formas de rastreamento do Câncer Colorretal, exclusivamente para usuários Unimed.

Os pacientes que testarem positivo no exame serão contatados pelo programa Viver Bem e convidados para um encontro que contará com a presença do médico gastroenterologista Marco Aurélio Dainezi. A ação acontecerá no dia 23 de março, sábado.

“O Câncer Colorretal é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas em estágios iniciais. Por isso, é fundamental que as pessoas realizem exames preventivos regularmente, principalmente a partir dos 50 anos de idade”, destaca o Dr. Marco Aurélio Dainezi.

Segundo ele, “o exame de sangue oculto nas fezes é uma ferramenta importante para a detecção precoce da doença, permitindo que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, aumentando as chances de cura”.

Endereços

Para realizar o exame de sangue oculto nas fezes os interessados devem procurar os laboratórios São Joaquim H. e Maternidade, localizado na Rua Antônio Torres Penedo, 242, São Joaquim, Franca/SP, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, ou na Rua Edward Scarabucci Teixeira, 1691, São José, Franca/SP, de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, e aos sábados, das 6h às 9h (coletas) e até às 12h30 (orientações).

Em caso de dúvidas, os pacientes podem entrar em contato com o Espaço Viver Bem, pelo telefone (16) 3711-6777.


+ Saúde