Uni-Facef instala Ludoteca para acolhimento de menores vítimas de violência

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 1 de julho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto do Instituto Sabin está instalado na Clínica de Psicologia do Centro Universitário Municipal, ao lado do Teatro Municipal

Franca é a 2ª cidade do estado São Paulo a receber este ano mais um espaço Ludoteca, projeto do Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin.

A nova unidade é a 12ª do estado e a 117ª unidade do Brasil e está instalada na Clínica de Psicologia do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).

O ambiente foi desenvolvido para assegurar a melhor assistência e acolhimento às crianças e adolescentes que passam por algum tipo de violência.

A Ludoteca é uma sala ambientada, composta por diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. Além disso, o espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.

Instituto Sabin

“Estamos muito felizes em firmarmos a nossa primeira parceria com uma universidade pública. Planejamos e criamos uma estrutura com jogos e recursos pedagógicos, psicoterapêuticos que convidam as crianças e adolescentes a expressarem, de forma suave e delicada suas histórias, com a privacidade e a sutileza que o momento exige”, destacou o gestor do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.

A gestora do Grupo Sabin em Franca, Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha, comemorou a oportunidade de oferecer na região um espaço que já impactou e transformou a vida de milhares de famílias no Brasil.

“Aqui, já temos um espaço Ludoteca desde 2019, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A experiência mostra como o ambiente proporciona um olhar especial e necessário às nossas crianças e aos adolescentes vítimas de violência e que podemos ajudá-las a romper o silêncio e superarem seus traumas”, declarou.


+ Comportamento