Um em cada três jovens não sabe quem são os Beatles, Elvis ou Queen, revela estudo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 24 de maio de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados obtidos em pesquisa surpreenderam, mas o oposto também é válido: idosos desconhecem os artistas da chamada geração Z

Uma pesquisa encomendada pela Roberts Radio, a mais antiga fabricante de rádios no Reino Unido ainda em atividade, mostrou que os clássicos da música já não têm tanto peso entre os mais jovens.

Entre a chamada geração Z (pessoas entre 16 e 23 anos de idade, aproximadamente), os grandes nomes passados do rock e até de outros gêneros já não são assim tão conhecidos.

Dois mil britânicos desta faixa de idade foram consultados para falar a respeito de seus gostos musicais. A informação foi publicada pelo site Igor Miranda – Música e Jornalismo.

O conhecimento dos clássicos (ou a falta dele!) foi o que mais surpreendeu. 33% dos jovens entrevistados desconhece o Queen, uma das bandas mais importantes das décadas de 1970 e 1980. Já o rei do rock, Elvis Presley, não é familiar para 32% das pessoas ouvidas.

Até mesmo os Beatles, os artistas “antigos” mais populares entre a nova geração, somam um número baixo de conhecedores: apenas 68,97%, dada a importância da banda para a música no século 20.

Nomes como Aretha Franklin, U2, The Supremes, Elvis Costello e Bee Gees são ainda mais alheios ao público mais jovem.

O outro lado da moeda

Os responsáveis pela pesquisa também conversaram com pessoas da chamada “geração silenciosa”, com pessoas acima de 74 anos, e perguntou sobre artistas conhecidos da geração Z, invertendo o cenário.

O resultado foi bem menos surpreendente do que o anterior, com apenas 2,78% dos idosos sabendo quem é o rapper Post Malone.

O grupo de k-pop BTS é conhecido por 4,63% dos mais velhos, enquanto 25% sabem quem é Billie Eilish. Os artistas novos mais populares entre a velha guarda são Ed Sheeran, Lady Gaga e Beyoncé, citados por 61%, 53% e 47% dos entrevistados da terceira idade, respectivamente.


+ Artes