Uberlândia vai voltar ao basquete profissional e a notícia animou torcedores

  • Caio Mignone
  • Publicado em 18 de novembro de 2019 às 20:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uberlândia idolatra os bons jogadores e uma verdadeira veneração pelo técnico Helio Rubens Garcia

Fevereiro de 2020 marcará a volta de um esporte que em Uberlândia marcou épocas e que deixou imensas saudades nos fãs: o basquete, que estava fora da cidade desde 2015, quando o Unitri/Uberlândia fechou definitivamente o time profissional para nunca mais voltar. 

O Diário de Uberlândia trouxe a notícia do retorno do esporte da bola laranja, que desta vez terá como gestor o tradicional Praia Clube. 

A novidade animou torcedores, membros da imprensa, ex-jogadores e treinadores, que esperam que Uberlândia volte logo à elite do basquetebol nacional.

​UNITRI
A última vez que Uberlândia contou com um time profissional de basquete foi no ano de 2015, com o Unitri/Uberlândia. Além de ser campeão brasileiro, em 2004, e sul-americano, em 2005, o time ainda conquistou 14 títulos do Campeonato Mineiro.

Nesta que é chamada por muitos como a “época de ouro” do basquete uberlandense, desfilaram pelo Ginásio Homero Santos, no UTC, e até mesmo pela Arena Sabiazinho, craques como os armadores Valtinho e Helinho, o ala Cambraia, o pivô Estevam, entre outros.

Sem nunca deixar de citar o técnico Hélio Rubens Garcia, um dos maiores e mais vitoriosos treinadores do basquetebol brasileiro, que comandou o Unitri nas principais conquistas.

“Uberlândia faz parte da minha história e fico muito feliz de saber deste retorno, pois a cidade tem tradição. Melhor ainda voltando em um clube como Praia Clube, é sensacional. Estou na torcida e à disposição para ajudar no que precisar”, disse Hélio Rubens, de 79 anos.

Hélio Rubens Garcia tem o título de cidadão uberlandense e uma de suas filhas reside em Uberlândia. 

Atualmente, o ex-treinador mora em Franca (SP) e está afastado do cargo de treinador, função que passou para o seu filho, Helinho, que foi jogador do Uberlândia e também da Seleção Brasileira.

“É uma grande notícia essa volta do basquete profissional em Uberlândia, não somente para a cidade, mas também para o baquete brasileiro, já que Uberlândia sempre foi uma referência de grandes equipes, de ginásios lotados”, disse o hoje treinador Helinho Garcia.

“Eu joguei em Uberlândia tanto defendendo a cidade, como também contra, por outras equipes. Essa fusão de basquete com o Praia é fantástica, já que o Praia é um clube que tem estrutura e é formador de jogadores. Estou muito feliz”, disse Helinho.


+ Esportes