“Uber francano” pode ser opção para o transporte de pessoas. Saiba que ideia é essa

  • Marcia Souza
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2022 às 14:03
  • Modificado em 9 de fevereiro de 2022 às 14:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aplicativo de transporte gerido pela Prefeitura segue modelo de Araraquara e promete preços mais baixos

Uber

Aplicativo de transporte gerido pela Prefeitura segue modelo de Araraquara e promete preços mais baixos

Uma ideia surgida na Câmara Municipal de Franca traz, ao mesmo tempo, curiosidade e estranheza. Trata-se de uma espécie de “Uber francano”.

O assunto trata do transporte de pessoas por serviços de aplicativo e foi levantado pelo vereador petista Gilson Pelizaro.

Segundo o parlamentar, o “Uber francano” seria um aplicativo de transporte individual, gerido pelo município, a exemplo do que foi criado em Araraquara.

“É uma inovação, pois esse aplicativo substitui o Uber, que não tem sede no município, e explora muito os motoristas com o percentual que é pago por cada corrida”, disse.

Pelizaro seguiu na explicação sobre o aplicativo municipal e apontou possíveis vantagens inclusive na arrecadação do município.

“O aplicativo municipal, além de deixar os tributos no município, cobra um percentual bem mais barato do motorista. O ganho do motorista é maior, o valor cobrado do passageiro é menor, e o tributo fica na cidade. Então só tem vantagens”, disse o vereador.

Em Araraquara, segundo o vereador francano, mais de sete mil pessoas já se inscreveram para trabalhar como motorista no aplicativo público e “cutucou” o Poder Executivo de Franca. “Se a gente não tem a devida criatividade, não custa nada copiar o que é bom”.

O parlamentar confirmou que vai visitar Araraquara nesta quinta-feira para obter mais informações sobre a criação do aplicativo e sugeriu a realização de uma Audiência Pública para debater o tema em Franca.


+ Política