Tratamento simples e inovador ameniza as dores da fibromialgia

  • Salvador Netto
  • Publicado em 9 de novembro de 2020 às 22:25
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 07:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Praticar exercícios físicos e não se estressar também são indicados para controlar as dores

Dores pelo corpo todo, cansaço, fadiga, insônia, sintomas que não possuem uma causa orgânica. É assim a fibromialgia, uma doença que não tem cura. Muitas vezes, esse problema deixa as pessoas incapacitadas para suas atividades diárias. Alguns dias, fica difícil até levantar da cama.

Mas um tratamento inovador e o melhor de tudo, bem simples, promete diminuir as dores de quem sofre com a doença. O paciente recebe na palma das duas mãos três minutos de aparelho que possuiu um ultrassom terapêutico e laser. São necessárias dez sessões para que as dores dos fibromiálgicos amenizem.

Essa terapia e o aparelho foram desenvolvidos pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos e da Universidade de São Paulo. Mil e oitocentos pacientes participaram do estudo e cerca 60% e 70% sentiram alívio nas dores.

Um dos coordenadores do levantamento, Vanderlei Banhato, explica a função do laser e ultrassom para a redução das dores.

O tratamento já está disponível em algumas clínicas de fisioterapia pelo Brasil. Enquanto, ele não chega aí na sua cidade é bom procurar um reumatologista para tratar direitinho da fibromialgia. Mas praticar exercícios físicos e não se estressar também são indicados para controlar as dores.