Trabalho flexível diminui a motivação? Saiba o que diz uma pesquisa de Harvard

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de maio de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Com o estado de espírito certo, é possível ter o horário que você deseja e amar o seu trabalho também”, diz um trecho da pesquisa

 

O trabalho flexível pode parecer uma alternativa cada vez mais interessante para grande parte dos funcionários que veem as suas rotinas cada vez mais atarefadas, e que buscam equilibrar vida profissional e pessoal.

Segundo a Harvard Business Review, a modalidade veio para ficar. Uma pesquisa de 2019 da International Workplace Group descobriu que 80% dos trabalhadores preferiria trabalhar para uma empresa que oferece horários de trabalho flexíveis – e a pandemia da Covid-19 apenas acelerou essa tendência, com funcionários de todos os setores podendo adotar a opção de trabalhar quando e onde quiserem.

Apesar de parecer algo 100% benéfico para o trabalho, uma pesquisa recente sugere que o trabalho flexível pode ter algumas “desvantagens ocultas”, de acordo com uma notícia do portal Moneytimes.

Uma série de estudos realizados com quase 2 mil funcionários e estudantes nos EUA e na Europa concluiu que trabalhar em horários fora do padrão, como fins de semana ou feriados, reduziu significativamente a motivação das pessoas, tornando o trabalho menos agradável.

Normas

Em um dos experimentos da Harvard Business Review, os funcionários foram questionados sobre como eles se sentiam a respeito de trabalhar em um dia normal e, em seguida, sobre trabalhar em um feriado nacional, por exemplo.

Foi descoberto que a motivação e o prazer eram significativamente menores quando eles estavam trabalhando em um feriado, mesmo que ambos os dias fossem segundas-feiras e os colaboradores estivessem envolvidos em atividades semelhantes relacionadas ao trabalho.

Flexível

A boa notícia é que a pesquisa também identificou uma estratégia que pode ajudar os funcionários a trabalhar fora do horário “normal”: mudando intencionalmente suas mentalidades, as pessoas conseguiram preservar a motivação enquanto ainda colhem os benefícios de um horário flexível.

A Harvard Business Review concluiu que a flexibilidade é um benefício para o local de trabalho moderno – mas não deveria ter que ser ao custo da “motivação intrínseca” do trabalhador.

Quando os funcionários acham seu trabalho motivador e agradável, eles trabalham mais, apresentam um melhor desempenho, são mais criativos, úteis e altruístas. Eles também relatam melhorias no equilíbrio trabalho-vida pessoal e, em geral, no seu bem-estar.


+ Trabalho