Tomou café e continua sonolento? Por que a cafeína não funciona com todo mundo

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 6 de janeiro de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você já se perguntou por que, mesmo depois da quinta caneca de café do dia, você ainda não está se sentindo totalmente acordado?

Há várias razões pelas quais a cafeína não funciona para você – foto Freepik

 

Você já se perguntou por que, mesmo depois da quinta caneca de café do dia, você ainda não está se sentindo totalmente acordado?

Bem, há uma série de possíveis razões pelas quais a cafeína não funciona com você, que variam desde genética até hábitos apreendidos.

Existem também muitas coisas que você pode fazer para se manter desperto e para obter esse impulso de energia de manhã ou depois do almoço.

Curioso? Entenda por que a cafeína não funciona com todo mundo e o que você pode fazer a respeito.

Pode ser genético

Você pode ter genes específicos que significam que você não sente os efeitos da cafeína tão fortemente.

De fato, estudos mostram que uma variação nos receptores de adenosina pode impedir uma pessoa de se sentir energizada pela cafeína.

Além disso, existem certas enzimas no fígado que determinam a rapidez com que o corpo quebra a cafeína.

Se o seu corpo metaboliza a cafeína numa taxa particularmente rápida, você pode não sentir tanto os efeitos, já que a cafeína simplesmente não fica no seu corpo por muito tempo.

Você deve estar com privação de sono

Talvez a mais óbvia razão da cafeína não te afetar é que você está privado de sono. De fato, estudos mostram que a cafeína não melhorará o estado de alerta se você dormir apenas por cinco horas por três dias seguidos.

A razão para isso é que, quando estamos acordados, nossos corpos produzem uma substância química chamada adenosina, que faz a gente se sentir cansado e diz ao nosso cérebro para descansar.

A cafeína pode bloquear temporariamente essa mensagem, mas só temos uma falsa sensação de alerta. A adenosina continuará a se acumular, até que eventualmente nos domine.

Talvez você esteja desidratado

Se você está bebendo xícara após xícara de café ou chá e descobrindo que isso não parece afetar seus níveis de energia, pode ser porque você está desidratado.

Acontece que, quanto mais xícaras de café a gente beber, mais precisamos fazer xixi. E quanto mais fazemos xixi, mais desidratados ficamos.

Estar desidratado pode fazer com que a gente se sinta mais sonolento e cansado do que o normal, então certifique-se de que você está bebendo água suficiente também.

Você pode ter desenvolvido tolerância

Outra razão para não sentir os efeitos da cafeína pode ser a construção de tolerância. Isso pode acontecer quando a pessoa bebe grandes quantidades de café todos os dias.

Como acontece com qualquer tolerância desenvolvida, uma vez que seu corpo se acostuma com sua ingestão regular de cafeína, você precisará de mais para sentir os mesmos efeitos energizantes.

Tenha em mente que você pode estar consumindo mais cafeína do que pensa. Produtos que não são feitos de café, como chocolate, refrigerante e kombucha, também contêm cafeína.

Também pode ser o caso de você simplesmente não estar consumindo cafeína suficiente. É provável que esse seja o caso se você estiver dormindo o suficiente todas as noites, mas uma xícara de café ainda não funciona.

A quantidade de cafeína que você precisa consumir para se sentir energizado dependerá do seu peso, idade, gênero e genética.

Tenha em mente que o consumo máximo recomendado de cafeína por dia é de 400mg, o que significa que você pode consumir com segurança cerca de quatro ou cinco xícaras de café.

*Informações Notícias ao Minuto