Título de “honoris causa” reconhece o talento e o conhecimento de Carlos Assumpção

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 18 de novembro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Professor, poeta e escritor Carlos Assumpção é um orgulho para a Comunidade Negra de Franca pelo seu exemplo de luta

Poeta Carlos Assumpção é um orgulho para a comunidade Negra e para Franca de forma geral

Carlos de Assumpção recebeu o título de Doutor “Honoris Causa”, outorgado em fevereiro deste ano e entregue nesta quarta-feira (17), em evento solene realizado em São Paulo, com transmissão pelo Youtube.

Professor, advogado, poeta e escritor, é considerado um dos decanos da literatura afro-brasileira.

Pelo seu estatuto, a Unesp concede o título de Doutor Honoris Causa a “personalidades que se destacam pelo saber, pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, da promoção dos direitos humanos, da justiça social, dos valores democráticos ou do melhor entendimento entre os povos”.

A proposta de outorga do título foi da Profa. Dra. Regina Cláudia Laisner, com amplo apoio e articulação da Direção da FCHS.

Luta antiga

Carlos Assumpção é uma dessas pessoas que merecem e conseguem admiração de todos no seu entorno, inclusive de quem nem o conhece pessoalmente.

Ilustre contestador do Brasil racista, é merecedor das mais variadas homenagens não apenas pela sua produção literária, mas também pela sua própria biografia!

Seja em razão de sua ligação com as artes, filosofia, letras ou literatura, ele é uma figura única que esbanja conhecimento, carisma humildade.

Também vale destacar a sua atuação à frente da representatividade da comunidade negra em Franca, no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

Além disso, Carlos Assumpção é um referencial internacional por suas poesias e seus poemas pelo jeito fácil de falar e escrever, com paixão e sentimento. Pelo seu talento, é membro da Academia Francana de Letras.

O artista não cansa de ressaltar a felicidade pelo reconhecimento e alegria de morar em Franca, sentimento este que é verdadeiramente recíproco por parte da cidade e de seus moradores.


+ Artes