Formula Chopp

TikTok se torna opção de pequenos negócios para se aproximar mais de seus clientes

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 21 de julho de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas dão dicas para empreendedores sobre uso do aplicativo que virou fenômeno do momento

Especialistas dão dicas para empreendedores sobre uso do aplicativo que virou fenômeno do momento

No ano passado, o TikTok foi o aplicativo mais baixado na internet. Segundo relatório Digital 2021, elaborado pela We are Social e Hootsuite, a plataforma é utilizada por mais de 47% dos usuários online no mundo.

No Brasil, o uso da rede social de vídeos curtos também atrai cada vez mais a atenção do público, principalmente entre 18 e 49 anos, conforme aponta recente pesquisa feita pela Opinion Box.

De acordo com o analista de Competitividade do Sebrae Ivan Tonet, diante do fenômeno da rede social no país e no mundo, é importante que os pequenos negócios estejam antenados com as possibilidades do TikTok.

“Com tantas pessoas engajadas na rede social e o crescimento da rede superando outras plataformas concorrentes, os empreendedores podem aproveitar o momento para fixar a marca e até direcionar a audiência para conversão de vendas em outros canais”, recomendou.

Mensagens rápidas

De acordo com outra analista de Competitividade do Sebrae, Anny Santos, o formato do TikTok, com vídeos curtos e mensagem rápida, já virou tendência até em outras redes sociais, como o Instagram.

No começo deste mês, o head do Instagram, Adam Mosseri, declarou oficialmente que a plataforma deve priorizar o compartilhamento de vídeos e reels.

Isso demonstra que os executivos do Facebook, dono da rede, estão atentos às mudanças no comportamento dos internautas.

“Ou seja, quem souber explorar o formato do TikTok sairá na frente, não só na plataforma, mas também poderá replicá-lo no mercado”, explicou Anny.

Com bons olhos

A pesquisa da Opinion Box, divulgada no final do mês passado, mostrou que a presença das empresas na rede social tem sido percebida positivamente pelos usuários brasileiros. Uma vez que 56% seguem alguma marca ou empresa no Tik Tok.

Outros 66% concordaram que o aplicativo pode aproximar pessoas empresas.

Ivan Tonet destaca que os empreendedores podem aproveitar os recursos do app para dar dinamismo aos vídeos, o que para o segmento de moda e beleza fazem toda a diferença para chamar atenção dos usuários.

Ele destaca que a rede social tem grande potencial de viralização dos vídeos, o que permite maior alcance que as outras redes sociais, conferindo mais visibilidade da marca ou dos negócios junto ao público.

“Outro ponto importante é a possibilidade de explorar a conexão com o público jovem, principal ativo do TikTok. Esse jovem pode ser decisor de compra, fazendo com que a marca converse com ele como consumidor e pode ser influenciador do comportamento de compra dos pais, por exemplo”, acrescentou.

Tonet também afirma que os donos de pequenos negócios podem explorar os aspectos sensoriais da rede como um aliado poderoso.

“Ao combinar uma sequência de cortes nos vídeos, mostrando diferentes ambientes, músicas, stickers, texturas e diferentes visões do mesmo produto, cria uma experiência diferenciada e atrativa”, ressaltou.

Presença Digital

O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios.

A pesquisa de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise.

A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.


+ Comportamento